19 de abr de 2016

Gato Vomitando - O que fazer?

Oi pessoal! Tudo bem com vocês?

O meu nome é Ricardo Pereira e sou autor convidado no Tudo Gato. Hoje vou falar sobre “vômito de gatos”. Não é um assunto que dê muita vontade de ler pois não? Mas acredite que é importante ler desta vez.



Atenção: Lembre-se que se o seu gato começar a vomitar e, depois de ler isto, você acha que precisa de ajuda, não hesite em leva-lo ao veterinário, já que, em primeiro lugar, sempre deve vir a saúde do seu gato.

Minha História
 O meu gato uma vez começou a vomitar a ração e eu achei super estranho aquilo e fiquei preocupado, porque não sabia se era algo ruim. Então fiquei mais atento e sempre ficava de olho nele quando ele ia comer e, reparava que ele vomitava e voltava a comer. Sem entender o porquê, falei com o veterinário e ele me disse que era regurgitação e que eu poderia ficar calmo, que não tinha problema mas que nem sempre vomitar significa regurgitação e pode ser sinal de algo mais grave.

E o Seu gato? Começou a vomitar também e você não sabe porquê? Vamos lhe mostrar algumas das causas que podem ter como efeito esse mesmo problema, umas mais sérias que outras, e também iremos explicar como resolver ou o que fazer.


Regurgitação
Se o gato vomita só após a refeição deve ser apenas regurgitação. Pode parecer estranho, e nojento, para nós mas é um comportamento normal dos gatos, que acabam por voltar a engolir o que botaram pra fora.

O que fazer?
Se você o vir fazer isso, apesar de ser nojento, deve ir lá e limpar antes que ele volte a engolir, porque pode até ser algum objeto que estava no meio da comida o causador do vômito e não uma simples regurgitação.


Alergia
No caso de vomitar após a refeição, também pode ser algum tipo de alergia à ração que você está acostumado a oferecer. Se você tiver mudado a ração recentemente, é bastante provável que seja o caso. A forma de distinguir um do outro é que, se for alergia, ele vai fazer sempre após comer a nova ração.

O que fazer?
Deve mudar a sua ração para a que dava anteriormente e, se quiser mesmo mudar a ração, deve perguntar ao seu veterinário qual ração hipoalergênica ele recomenda.


Bolas de pelo
Ele vomita numa hora aleatória do dia, sem qualquer razão aparente. Uma das causas mais comuns são as bolas de pelo, que se acumulam no seu estômago e que ele esteja a tentar soltar porque lhe estão incomodando.

O que fazer?
Normalmente não precisa de fazer nada, pois o gato trata do assunto, mas, se quiser, pode comprar uma pasta comestível que ajude a lubrificar as paredes do estômago e ele possa assim eliminar a bola de pelo com mais facilidade.

Para prevenção que isto aconteça, especialmente em gatos de pelo médio/longo, deve-se  fazer uma escovação frequente para retirar os pelos mortos e, se for um gato de pelos longos, também pode ser interessante fazer a tosa do seu pelo periodicamente.


Medicamentos
Outra causa comum é ele começar a vomitar após começar a tomar algum tipo de medicamento que lhe foi receitado.

O que fazer?
Já sabe a causa mas não é por isso que deve parar a medicação. Contate o seu veterinário e peça para ele lhe aconselhar, sendo que, provavelmente, ele vai acabar por lhe passar outra medicação.


Pequenos objetos
Os gatos são muito curiosos e brincam com tudo que o que conseguem mexer e, muitos deles, podem acabar engolindo algum objeto que seja suficientemente pequeno e que você acidentalmente não tenha reparado que estava acessível para ele.

O que fazer?
Se você o vir a vomitar o objeto, não deve ter mais nenhum problema. Se não for o caso, deve ir ao veterinário que ele irá realizar o procedimento mais adequado.


Atenção: Lembre-se que se o seu gato começar a vomitar e, depois de ler isto, você acha que precisa de ajuda, não hesite em leva-lo ao veterinário, já que em primeiro lugar sempre deve estar a saúde do seu gato.

Texto escrito pelo autor convidado Ricardo Pereira




2 comentarios:

Polly Almeida disse...

Olá! Minha gatinha está com esse problema. Ela come e um certo tempo depois vomita tudo sem nem ter digerido direito, os "grãos" da ração quase inteiros. Percebi e mudei de ração, pensando que poderia ser isso. Estava dando Wiskas, e mudei para Sabor e Vida. Melhorou muito. Se antes ela vomitava todo dia, agora vomita apenas uma ou duas vezes na semana... Será que era alergia mesmo ou preciso levá-la no veterinário?

João disse...

Adorei essas dicas! Parabéns pelo site.

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...