12 de mar. de 2015

Havana | Gatos de Raça


Imaginem um siamês com uma linda cobertura de chocolate ao leite e um comportamento tão gostoso quanto o melhor chocolate suíço. Isto é um Havana. Deliciem-se!

purrfectcatbreeds.com
História

As origens são antigas e vêm da terra misteriosa chamada Sião, agora Tailândia, que é o lar dos ancestrais  dos Siameses, Birmâneses, Korats, e dos Havanas, como evidenciado pelas ilustrações e descrições em um manuscrito chamado The Cat-Book Poems. O manuscrito foi escrito na cidade de Ayutthaya, Sião, em algum momento entre 1350 e 1767.

Embora os gatos marrons fossem vistos na Inglaterra por volta  de 1800, um grupo de criadores britânicos no início dos anos 1950 desenvolveram o gato marrom chamado de Havana através de cruzas. A baronesa Von Miranda Ullman (gatil Roofspringer), a senhora Anne Hargreaves (gatil Laurentide) e o senhor E. Fisher (gatil Praha) utilizando gatos siameses com pontos marrons e gatos domésticos de pelos curtos pretos e azuis, criaram um gato todo cor de  chocolate.

O primeiro gato Havana registrado foi Elmtower Bronze Idol, cujos pais eram um Siamês (Elmtower tombée) e uma preta de pelo curto (Elmtower Susannah). Em meados de 1950, a Sra. Elsie Quinn (gatil Quinn) contatou a  baronesa Von Ullman do gatil Roofspringer e importou os primeiros gatos Havanas para os EUA que formaram a base para a raça Havana Brown na América do Norte. Hoje em dia, existe uma diferença significativa entre os Havanas ingleses e os americanos. Os gatos ingleses são mais orientais, com perfis em linha reta, e cabeça em forma de cunha. Os norte-americanos preservam a aparência original com as orelhas eretas, focinho de espiga de milho e linhas de perfil angulares.

A CFA foi concedeu o estatuto de campeonato, em 1964.

A TICA concedeu o estatuto para campeonato em 1983.

E agora tem o estatuto de campeonato em todas as principais associações de gatos do mundo.

Duas histórias existem sobre o nome da raça. Uma afirma que a raça foi nomeada após pela semelhança com o coelho Havana. A outra diz que a  raça foi nomeada pela semelhança com a  cor dos bons charutos cubanos.


Aparência

petinsurance.com
Descrição
O Havana é um gato impressionante com uma rica pelagem cor de mogno e olhos verdes brilhantementes. O pelo curto revela as linhas graciosas deste gato elegante, enquanto os expressivos olhos verdes demonstram inteligência

Aparência geral 
Um gato de tamanho médio e estrutura firme e muscular, exibindo uma sensação de poder, mas também elegância e graciosidade.

Membros locomotores
O Havana é relativamente alto quando está com as patas esticadas. Os membros locomotores das fêmeas são magros e delicados em comparação aos machos, que têm os membros locomotores poderosamente musculosos.

A cauda
A cauda é magra,  nem longa nem curta, de comprimento médio em proporção ao corpo

Cabeça 
A cabeça é ligeiramente mais comprida do que larga, estreitando para um focinho arredondado. O focinho é muitas vezes comparado a uma lâmpada ou um sabugo de milho preso no rosto.

Pescoço
De tamanho médio e musculoso.

As orelhas
As orelhas são grandes, redondas ligeiramente inclinadas para frente, dando ao gato uma aparência de alerta. Há poucos pêlos no interior ou no exterior das orelhas.

Os olhos
Os olhos são ovais, de tamanho médio, estão afastados e são brilhantes, alertas e expressivos.
A cor dos olhos é qualquer tonalidade viva de verde, e quanto mais forte a cor, melhor.

Pelagem
A pelagem é curta lisa e brilhante. Tem a cor marrom ou marrom avermelhado, sendo que marrom escuro (sable)é considerado uma falha.

Mais detalhes:
http://www.tica.org/images/pdf/standards/hb.pdf
http://www.cfa.org/Portals/0/documents/breeds/standards/havana.pdf

mypets.net.au

Saúde e Predisposição a Doenças

Devido à reprodução diligente a Havana é uma raça saudável, especialmente considerando o pequeno tamanho do pool genético.

Nenhuma doença ou predisposição digna de nota.


Cuidados

Pentear com um pente de aço, de duas a três vezes por semana.

Oferecer uma dieta equilibrada, preferencialmente uma ração de qualidade super premium, e água mineral.
Cortar as unhas semanalmente.

Escovar diariamente os dentes com escova e pasta indicada pelo veterinário.

Arranhadores são interessantes.

Visitas frequentes ao veterinário para orientações quanto aos cuidados e vermifugação, além de todo esquema de vacinação.


Comportamento/Temperamento

O Havana é um gato brincalhão, sendo uma raça indicada para pessoas curiosas. Ele quer muita atenção e irá devolvê-la com muito carinho. Este gato curioso e inteligente adapta-se à maioria das situações e vai vir correndo para investigar um barulho na porta ou um acidente na cozinha. O Havana é um companheiro ideal se você está procurando um gato carinhoso, inteligente, que quer ser parte de tudo que você faz.

Compartilhar sua casa com um Havana é um privilégio e um prazer. Companheirismo e interação humana é uma necessidade para esta raça. Eles se dão bem com outros gatos, cães e crianças. Eles não só  insistem em ser parte de cada atividade na casa, eles também insistem em ter a última palavra em tudo.

A raça é considerada moderadamente ativa quando comparado com algumas outras raças de pêlo curto.

Havanas anseiam interação humana e não se dão bem, se negligenciados ou deixados sozinhos por longos períodos. Portas fechadas são inaceitáveis. Se você trabalha o dia todo e tem uma vida social ativa durante a noite, considere uma raça menos dependente. Quando dado amor e atenção suficiente, no entanto, eles são completamente dedicados a seus seres humanos escolhidos. Eles gostam de outros brinquedos também, mas só se você está lá para lançar a bola para trás ou balançar-se as penas. Eles preferem ter uma meia hora de seu tempo do que uma sala repleta de brinquedos. Outro gato para ser seu companheiro é necessário, se você vai estar longe o dia todo.


Notas

Nota1: Apesar de todas as qualidades de um gato de raça, um vira latinha apresenta milhões de qualidades, que o farão tão ou mais especial que qualquer gato de raça pura.

Nota2: Pense sempre em adotar um gatinho. Não existe um ato de amor tão especial, quanto à adoção. Seja adulto ou filhote, não compre, adote.



http://www.facebook.com/profile.php?id=100000623329523
e mail e MSN: msaleixo@hotmail.com



0 comentarios:

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...