3 de fev. de 2015

Siberiano | Gatos de Raça



fonte: kittenwallpaper.net
O majestoso siberiano é um gato poderoso, com membros locomotores fortes, ajudando-os a saltar excepcionalmente alto. Suas patas fariam deles boxeadores excelentes!

Mas apesar de toda a sua musculatura poderosa, estes são gatos suaves, que gostam de brincar, jogar e fazer palhaçadas com suas famílias.

História

Eles têm sido documentados na Rússia por centenas de anos e são mencionados nos contos de fadas russos e livros infantis.

De acordo com alguns criadores, quando os russos imigraram, ou foram exilados para a região da Sibéria, trouxeram seus gatos com eles. Devido ao clima impiedoso, estes gatos desenvolveram, ou adquiriram através de acasalamento com os gatos locais, uma pelagem muito resistente ao clima frio.

1871 A primeira aparição registrada na “mostra dos gatos modernos”, no palácio de cristal, em Londres, Inglaterra.

1889  O criador Harrison Weir cita o Siberiano em seu livro: Nossos Gatos

1898 O criador John Jennings cita o Siberiano em seu livro: Nacional & Fancy Cats

1900 A criadora Helen Winslow cita o Siberiano em seu livro: Quantos Gatos.

1987 O governo suspendeu as restrições sobre animais domésticos, e clubes começaram a criar e manter registros.

1988, A primeira exposição de gatos foi realizada em Moscou, com a presença do Siberiano. Se este gato realmente se originou na Sibéria é uma incógnita, e é  possível que a raça fosse assim chamada para dar um ar de romance e mistério.

1990 O fim da Guerra Fria abriu as portas para siberianos serem importados para os Estados Unidos, Elizabeth Terrll (Gatil Starpoint) importou três gatos para os EUA: Ofélia, Naina e Kaliostro.

1997 Danam Osborn (Gatil Willowbrook) importou o primeiro Siberiano com o padrão de cores colorpoints.

TICA aceitou para o programa “Nova Geração” em 1992 e, em 1996, concedeu-lhes status de campeonato.

CFA aceitou para registro em fevereiro de 2000 e concedeu lhes status de campeonato em fevereiro de 2006.

Aceito por todas as associações norte-americanas, e por muitas associações de outros países.


Aparência

Padrão cfa http://www.cfa.org/Portals/0/documents/breeds/standards/siberian.pdf
Padrão tica http://www.tica.org/members/publications/standards/sb.pdf

fonte: listtoptens.com


Descrição
O Siberiano é um gato forte, com a pelagem luxuosa,  que leva ate cinco anos para atingir seu tamanho final e seu  esplendor. Na maturidade, estes gatos são poderosos quanto a sua aparência, força e tamanho, juntamente com uma excelente condição física. No entanto, a expressão facial revela a verdadeira natureza da raça: doce, amorosa e completamente domesticada.

• Aparência geral 
O corpo é de comprimento médio e bem musculoso, com as costas arqueadas ligeiramente maiores do que os ombros. O abdômen em forma de barril, da uma sensação de peso e solidez. A ossatura e a musculatura são substanciais. Em media, os machos pesam entre 5 e 7 quilos e as fêmeas pesam entre 3 e 5 quilos, embora alguns criadores relatassem tamanhos maiores ( embora nada próximo a 20 quilos).

• Membros locomotores
São de comprimento médio e ossatura substancial. Os membros posteriores são poderosos e ligeiramente mais longo do que os membros anteriores. Devido a isso, os siberianos são extremamente ágeis e são excepcionais saltadores. Os pés são grandes e arredondados, com tufos interdigitais.

• A cauda
 De comprimento médio, um pouco mais curto do que o comprimento do corpo. Larga na base afunila-se ligeiramente para a ponta, sem espessamento ou torções, e sua pelagem é  uniforme e densa.

• A cabeça
Grande, em forma de cunha, em boa proporção em relação ao corpo, larga na parte superior estreitando, formando um focinho arredondado. O focinho além de arredondado é moderadamente curto e cheio.
Possui um pescoço arredondado, robusto e bem musculoso.

• As orelhas
As orelhas são de tamanho médio a grande, redonda, larga na base e ligeiramente inclinada para frente. Os pelos sobre a parte externa das orelhas são curtos e finos. A partir do meio da orelha, os pelos se tornam mais longos para cobrir a base da orelha.

• Os olhos 
São de tamanhos médios a grandes e quase redondos. Os cantos exteriores são ligeiramente inclinados na direção da base da orelha. Os olhos  devem ser abertos, alertas e expressivos. Não ha nenhuma relação entre a cor dos olhos e a cor da pelagem, com exceção de siberianos padrões color points, que tem olhos azuis.

• Pelagem
Embora considerado um gato com pelagem semi-longa, ela varia de acordo com a estação do ano. No inverno, ele terá uma pelagem  espessa e com tripla camada. No verão, uma pelagem mais curta, e menos densa. Eles vêm em uma ampla variedade de cores e padrões, incluindo color point, com cores intensas profundas e padrões variados

fonte: wallpapercats.com

Saúde e Predisposição a Doenças

Esta raça é relativamente nova para a America do Norte, mas ate agora a siberiano parece ser um gato resistente e saudável, porem com alguns problemas de saúde relacionados com a raça.

O problema de saúde mais grave e aquele que afeta muitas raças é a HMC (cardiomiopatia hipertrófica), uma doença progressiva, que muitas vezes é fatal. http://www.tudogato.com/2011/05/cmh-gatos-doentes-do-coracao-dia-de.html

Alem disso, uma mutação responsável pela deficiência de piruvato quinase nos eritrócitos (deficiência de PQ), uma doença hereditária que provoca uma instabilidade das células vermelhas do sangue e levam a anemia, foi encontrada em algumas linhas da raça “siberiano”.

Embora não tenham sido comprovada cientificamente, muitas pessoas acreditam que o siberiano e hipoalergênico. De fato, muitas pessoas com alergias têm uma sensibilidade para Feld1 (é o nome dado a uma glicoproteina comumente presente na saliva dos gatos), e os siberianos têm uma menor quantidade média de Feld1 em sua saliva. Quando um gato lambe a sua pele, a saliva seca e fica suspensa no ar. Não há garantias, mas há esperança para quem sofre de alergia.


Cuidados

• Escovar: Uma vez por semana.

• Oferecer uma dieta equilibrada, preferencialmente uma ração de qualidade super premium, e água mineral ou filtrada.

• Cortar as unhas semanalmente.

• Escovar diariamente os dentes com escova e pasta indicada pelo veterinário.

• Arranhadores são interessantes.

• Visitas freqüentes ao veterinário para orientações quanto aos cuidados e vermifugação, além de todo esquema de vacinação.

• Tempo sozinho: 4 a 8 horas por dia.

• Felizmente, siberianos gosta de água, por isso, se banhado regularmente, eles podem realmente desfrutar e se divertir.


Comportamento/Temperamento

Eles adoram suas famílias e seus visitantes. Eles têm uma profundidade maravilhosa e um tom breve em seu ronronar, particularmente quando eles estão fazendo uma saudação para cumprimentá-lo quando você foi para fora.

Eles gostam da companhia de crianças, cães e outros animais.

Siberianos usam sua inteligência incrível para resolver todos os tipos de problemas, como abrir uma porta para estar com os donos, procurar ração para uma refeição extra, ou como recuperar seu brinquedo favorito, que seu proprietário imagina ter escondidos fora do alcance.

Eles são gatos ágeis e poderosos que podem saltar grandes distancias e alturas, algumas vezes parecendo voar, mas, apesar de seu tamanho, eles são hábeis em ultrapassar obstáculos em seu caminho sem contato com eles. Eles gostam de jogar, e ira entretê-lo com suas brincadeiras de palhaço.


Notas
• Nota um: Apesar de todas as qualidades de um gato de raça, um vira latinha apresenta milhões de qualidades, que o farão tão ou mais especial que qualquer gato de raça pura.
• Nota dois: Pense sempre em adotar um gatinho. Não existe um ato de amor tão especial, quanto à adoção.
• Seja adulto ou filhote, não compre, adote.
Peço que, por favor, após a leitura do artigo, curtam esta matéria no facebook, no twriter e no Google, ajudando o blogg crescer, e estar cada vez melhor.



Médico Veterinário Marcelo Samegima Aleixo
Tel. (13)34668585 (Consultório DogVila)
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000623329523
e-mail e MSN: msaleixo@hotmail.com



0 comentarios:

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...