A grande questão: é possível adestrar um gato?


Foto: Giane Portal / Fofuras Felinas
É muito comum ouvir pessoas afirmando categoricamente que é impossível adestrar um gato, já que são animais que não se “submetem” jamais.

Por outro lado, os amantes dos comportamentos naturais dos felinos podem alegar que, ao ser adestrado, o gato perderia justamente o que mais agrega um número crescente de fãs: sua liberdade e independência.

A verdade é que, quando se analisa a questão sob o ponto de vista dos felinos domésticos, realmente se trata de um animal de estimação muito diferente dos cães, que foram domesticados de forma a cooperar muito mais com os seres humanos em vários aspectos: caça, proteção e farejamento. Já a história da domesticação dos gatos, apesar de muito incerta, leva a crer que sua companhia passou a ser tolerada e desejada pelos humanos em razão de serem caçadores natos, ou seja, eram ótimos para controle de roedores. Mas, para isso, não precisam cooperar com as pessoas, já que caçar presas menores é um comportamento natural dos felinos.

Por esse motivo, muitas vezes o adestramento de gatos tende a ser uma atividade que pode envolver um pouco mais de paciência, já que esses fantásticos animais não necessariamente estarão dispostos a uma cooperação efetiva com os seres humanos.

Mas, como quase tudo que envolve o universo dos gatos domésticos, trata-se de mais um mito dizer que gatos não podem ser adestrados. Eles podem aprender comandos e o melhor: de forma bastante prazerosa! E mais: o adestramento pode, inclusive, resgatar alguns comportamentos naturais de gatos menos ativos. Existem gatos habituados a passar a maior parte do tempo parados, dormindo, por terem sido criados assim, sem muitos estímulos ambientais. Esse estilo de vida compromete sua saúde e bem-estar. Com o adestramento, é possível resgatar comportamentos naturais da espécie, estimulando o bichano ao menos a se mexer um pouco mais!

Além disso, os treinos de adestramento se tornam uma forma bastante eficaz de se estabelecer um canal de comunicação com os animais de estimação, qualquer que seja a espécie, que atualmente estão cada vez mais inseridos na rotina das famílias. Eles começam a entender o que queremos e esperamos dele. E não poderia ser diferente com os gatos. É também uma forma de estreitar os laços com o bichano já que, durante o treinamento, a interação entre a pessoa e o gato se tornará muito mais próxima.

Por outro lado, considerando que, atualmente, a melhor e mais utilizada técnica de adestramento se baseia no reforço positivo, ou seja, o aprendizado ocorre através de recompensas apreciadas para premiar os acertos, o gato que está sendo treinado também passa a fazer uma associação positiva da interação com os humanos.

O grande segredo para o sucesso no adestramento de gatos é ter paciência e encontrar algo bastante motivador para servir como recompensa. Em geral, a utilização de ração úmida própria para gatos costuma ser bastante eficaz nesse sentido, pois os bichanos tendem a se interessar bastante por esse tipo de alimento. Mas, essa não é uma regra que funcione para todos. O importante é utilizar um item (preferencialmente alimentar) que o gato adore! As preferências variam de indivíduo para indivíduo.

Assim, fica claro que o adestramento de gatos não só é possível, como gera consequências muito legais para todos, humanos e bichanos. Treinar os gatos é, sim, possível, além de ser divertido e prazeroso, e uma ótima maneira de melhorar a relação deles com as pessoas com as quais convivem, além de ser uma atividade que entretém esse animal incrível!

E aqui, apenas para ilustrar, a branquela Lina, que aprendeu a sentar e a dar a pata em apenas algumas sessões de treino com o uso de um motivador inusitado: mamão papaia!


___

Cassia Rabelo Cardoso dos Santos
Colabora com textos para diversas publicações como o Guia Universo Pet, a Revista Pulo do Gato e a Revista Expressão. É adestradora da Cão Cidadão, franquia criada pelo especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, que há mais de 10 anos atua no mercado oferecendo serviços de adestramento e consultas de comportamento em domicílio para gatos, cães e outros pets.
Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br 



0 comentarios:

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...