American Wirehair - Americano de pelos duros


Os pelos indisciplinados do American Wirehair são um presente da mãe natureza, cujo amor da diversidade não conhece limites.

American Wirehair


História

Os primeiros American Wirehair nasceram durante a Primavera de 1966, na fazenda Council Rock Farm em Verona - EUA. Nathan Mosher, o dono da fazenda, sabia que ele tinha uma ninhada de gatos totalmente esquisita!

Como muitas raças novas, o American Wirehair começou de uma mutação espontânea, da qual nasceram cinco gatinhos: magros e de pelo desalinhado. Os pais, Fluffy e Bootsie eram gatos comuns, mas a natureza entrou em cena e todos os cinco gatinhos tinham as características dos American Wirehair. No entanto, quatro dos gatinhos foram mortos por uma doninha, e os acasalamentos posteriores não produziram mais exemplares. Seja qual foi a magia nessa ninhada, ocorreu apenas uma vez. E o gatinho sobrevivente era um macho de nome Adam.


Bigodes frisados!
Quando o criador de gatos Joan O'Shea fez uma visita para ver o felino de um amigo, ficou sabendo sobre um macho parecido com os Rexs que criava, e quis vê-lo. Ficou intrigado pela pelagem vermelha e branca do gato, amassada e enrolada em todo seu corpo, até dentro das orelhas e no bigode! Adam era diferente de qualquer gato que ele tinha visto. O levou para casa!

Sendo o único sobrevivente, seu novo tutor O'Shea foi deixado em uma situação bastante complicada: como acasalar Adam? Seu dilema foi resolvido quando uma fêmea amorosa, com todas as características, apareceu! A gata pertencia a um casal que tinha saído de férias, deixando-a sob os cuidados do filho que, por negligência, permitiu que ela saísse de casa. Dois meses depois, O'Shea recebeu um telefonema - encontraram uma pequena ninhada de gatinhos, alguns dos quais tinham uma enorme semelhança com Adam!

Dois dos filhotes apresentavam o gene do American Wirehair evidente, e O'Shea os comprou imediatamente. Este foi o início de uma nova linha de família. Querendo acertar, o criador contou com a ajuda dos experientes Bill e Madeline Beck, que começaram um programa de melhoramento.


Em seguida, uma fêmea deu um bom número de gatinhos American Wirehair e, assim, consagrou a raça como a terceira americana de seu tempo (American Shorthair e o Maine Coon eram as outras americanas, na época). 

Na verdade, o padrão para o American Shorthair desempenhou um papel importante na definição do padrão para a American Wirehair.

O American Shorthair era, e ainda é, a única raça aceitável para cruzar com o American Wirehair.

Em 1967, a Cat Fanciers Association (CFA) concedeu direitos de registro para o Wirehair americano como uma raça separada e, em 1978, a aceitou para competições.



Aparência

 


O American Wirehair é um gato de tamanho médio a grande, muito equilibrado, sem características exageradas. Não é um gato de ossos pesados. Os machos adultos pesam 3,6 a 5 quilos, e as fêmeas adultas pesam de 2,5 a 4 quilos.

A cabeça é um pouco mais longa do que larga e com uma expressão suave e doce, bochecha bem desenvolvida nos machos.

Os olhos são  grandes em tamanho proporcional ao tamanho da cabeça, arredondados, e a porção superior tem a forma de uma meia amêndoa. O formato da pálpebra inferior é uma curva totalmente arredondada. 

O focinho é quadrado como uma caixa de fósforos, e bem desenvolvido.

As orelhas são de tamanho médio e com pontas ligeiramente arredondadas.

A pelagem é a característica que separa o American Wirehair de todas as outras raças. Assim como existe uma ampla variedade de pelagem em persas ou exóticos, há também uma variação considerável entre as Wirehairs. Em geral, possuem a pelagem curta, regular, fechada, dura ao toque, ondulada, terminando em um ligeiro gancho. Esta característica genética é, na verdade, uma mutação e não um defeito. 

Todas as cores e padrões são aceitáveis, exceto aqueles que mostram evidências de hibridização: chocolate, lavanda, e o padrão color point.

Maiores detalhes em: 





Saúde e Predisposição a Doenças

Alguns têm a pele sensível que pode ser suscetível a influências externas, resultando em uma reação alérgica. Para reduzir eventuais problemas, a pele e a  pelagem devem ser mantidas limpas com banhos regulares para remover pelos mortos e soltos em forma de gancho, que poderiam iniciar alguma irritação. A pelagem pode ser um pouco gordurosa.

O American Shorthair é a única raça que TICA permite o cruzamento. Por isso, algumas linhas Wirehair podem ter herdado problemas genéticos que afetam o Shorthair Americano.

Relato de casos de cardiomiopatia hipertrófica (CMH), uma doença no coração, sem cura, mas com tratamentos para controle. O link sobre a doença, escrito pela médica Veterinária Alice Albuquerque, traz informações complementares.


Certifique-se de obter uma garantia de saúde por escrito, no ato da compra.



Cuidados

Uma escovação semanal.

Limpeza semanal nos ouvidos, usando sempre um produto próprio para essa finalidade, que se encontra em pet shops. Coloque o gel para limpeza, e depois de 20 minutos limpe com auxílio de algodão, até que ele saia sem sujeira aderida.

Manter vacinação e vermifugação em dia, e seguir demais orientações de um médico veterinário, fazendo uma visita a cada 6 meses, no mínimo.

Alguns criadores recomendam banhos com xampu neutro e lavagem completa, em vez de somente pentear. Após o banho, retire o excesso de água com uma toalha macia e deixe secar naturalmente. Não penteá-los ou escová-los quando eles estão molhados, pois ambos podem danificar a pelagem. 




Comportamento / Temperamento




O pelo pode ser grosseiro e indisciplinado, mas a sua personalidade não! Um animal doce, carinhoso e brincalhão, temperamento que faz dele um companheiro maravilhoso. Eles parecem ter sintonia com os sentimentos dos seus donos e oferecem apoio quando tem um dia ruim. Nem todos, mas muitos gostam de dormir ao lado, ou perto do tutor. 

Criadores dizem que se aprende uma nova maneira de brincar com um gato, quando você possui um Wirehair Americano, porque sua vida em fazenda, no início, garantiu a inteligência e um comportamento bastante adaptável. Só precisa de uma quantidade moderada de atenção para ser feliz.

Geralmente são bons com crianças, adultos, e com os idosos. Eles também se dão bem com outros gatos e cães, se forem devidamente apresentados. Desfruta da companhia de seu dono e de seus amigos animais, mas mantêm a sua independência. 

Tem a voz e a freqüência de miado mediano, e eles não vão incomodá-lo com seus miados, a menos que alguma coisa importante esteja em suas mentes, como tigelas de comida vazias ou caixa de areia suja.

Se você trabalha em tempo integral, outro animal pode evitar de seu Wirehair tornar-se solitário e entediado. Gostam de observar aves e outras atividades, através das janelas. 


---


MV Marcelo Samegima Aleixo
e mail e MSN: msaleixo@hotmail.com






0 comentarios:

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...