Apesar de um grande (e infundado) preconceito que muitas pessoas ainda têm com relação à convivência entre crianças e pets, especialmente gatos... Contudo, a experiência do dia-a-dia tem demonstrado que muitos pontos positivos podem ser extraídos desta coexistência.

Foto: Arquivo pessoal Laurence Esgalha

Logicamente que alguns cuidados devem ser tomados, visando o bem-estar de ambos – crianças e gatos – sempre com uma boa dose de paciência e sensibilidade.

Os gatos são animais sociais, plenamente capazes de estreitarem laços com outras espécies, inclusive com os mini-humanos, ou melhor, com as crianças. Mas nunca é demais lembrar que os felinos que nos fazem companhia tendem a sentir medo e insegurança diante de situações perigosas ou estranhas do ponto de vista deles.

Neste sentido, é importante ter em mente uma característica intrínseca dos gatos: só costumam atacar quando se sentem acuados e não possuem uma rota de fuga, pois, se sentem medo ou insegurança, a primeira reação é fugir e buscar abrigo, mas raramente atacar.

Esta é, portanto, a primeira regra de ouro para uma convivência saudável entre gatos e crianças: a estas últimas deve ser ensinado que os gatos não são como brinquedos, não gostam de ser agarrados à força, nem tampouco de serem perseguidos o tempo todo.

Foto: Arquivo pessoal Laurence Esgalha
Mas, certamente, as crianças vão sempre procurar a companhia daquele bicho fofo e elegante, mais ainda se puderem tocá-lo. Para que a experiência seja agradável ao gato, o ideal é ensinar às crianças como chamar o gato, ao invés de agarrá-lo. O ideal é permitir à criança dar ao bichano um petisco gostoso ou uma guloseima apetitosa sempre que o gatinho atender a um chamado. Ração úmida para gatos, dada com uma colher, costuma cumprir muito bem esse papel!

Além disso, é importante ensinar a criança a brincar com o gatinho. Os felinos adoram deixar aflorar seu instinto caçador e, muitas vezes, mãos e pés dos humanos se tornam a “caça” preferida! Para evitar arranhados e machucados, deve-se ensinar à criança a sempre brincar com o gato com um brinquedo, oferecendo, por exemplo, um bicho de pelúcia para que seja a “vítima” dos abraços do vigoroso caçador!

Ainda tratando da questão das mordidas e arranhaduras, vale mencionar que gatos filhotes podem apresentar o que se denomina agressividade lúdica, que consiste, justamente, em utilizar as garras e os dentes para brincar com tudo e todos que enxergam pela frente. A melhor forma de evitar que as pernas das crianças se tornem um alvo de brincadeiras é proporcionar atividades interessantes ao gato que podem, inclusive, ter as crianças por perto para ocorrerem. Um exemplo são jogos com bolinhas de ping pong ou de papel, que os gatos adoram perseguir, ou luz de laser nas paredes (tomando muito cuidado para não apontar para os olhos do bichano e lhes causar algum dano, deve ser sempre uma brincadeira executada por adultos), que proporcionarão muitas risadas nos pequenos diante dos saltos dos gatos! Quanto mais atividade o gato tiver, com locais altos para escalar e explorar, menos necessidade terá de exercitar seus dotes de caçador nas mãos e pés das pessoas.

Vale lembrar, também, que a chegada de um bebê a uma família com um gatinho pode causar estresse ao felino. Para evitar que aquele antes querido e companheiro pet se torne desconfiado e passe boa parte do tempo escondido, é importante fazê-lo associar, sempre, o nenê a coisas positivas. Assim, quando o baby estiver por perto, somente consequências agradáveis devem surgir para o gato, como comidas gostosas, atenção e brinquedos de que ele goste muito.

Foto: Arquivo pessoal Laurence Esgalha
Em qualquer situação, é sempre importante respeitar o tempo e espaço do gato. Caso ele esteja demorando a se enturmar com bebês ou crianças, deve-se ter paciência e persistência nas associações positivas, para que estas possam realmente surtir o efeito desejado.

Finalmente, um cuidado rotineiro que pode fazer toda a diferença é manter as unhas dos gatos sempre aparadas, para que eventuais brincadeiras não gerem arranhões nas crianças.

Seguindo essas dicas, a convivência entre gatos e crianças da família tende a ser uma experiência muito rica e prazerosa para todos!


---

Cassia Rabelo Cardoso dos Santos
Colabora com textos para diversas publicações como o Guia Universo Pet, a Revista Pulo do Gato e a Revista Expressão. É adestradora da Cão Cidadão, franquia criada pelo especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, que há mais de 10 anos atua no mercado oferecendo serviços de adestramento e consultas de comportamento em domicílio para gatos, cães e outros pets.
www.caocidadao.com.br



7 comentarios:

Dan Porto disse...

Curioso um site que se diz especializado em gatos publicar um texto orientando para que se dê bolas de papel alumínio aos gatos (as arestas podem provocar micro cortes na boca dos felinos; sei disso porque o meu já se cortou com um papel de chocolate Bis) e, como se não bastasse, incitando a famigerada brincadeira com laser (que pode pegar no olho do gato, por acidente)!
E tudo isso envolvendo crianças, que aprendem por imitação.
(?).

lauesg disse...

Ficamos felizes por nos agregar informações importantes à saúde dos bichanos Dan Porto.
Só não precisava ser agressivo, mas atualizamos o post partindo de suas observações ok?!

Abraços,
Laurence Esgalha | Tudo Gato

Anônimo disse...

Minhas gatas brincam e sempre brincaram com bolinhas de papel e nunca ocorreu nada. Certamente que é preciso o DONO saber amassar corretamente o papel (;
Outra coisa, parabéns pela postagem.

Nay

Lívia Fernanda (I/O Gatos) disse...

Não sei o que mais gostei na postagem: se foi o ótimo texto ou se foram essas fotos fofas da criança e seu gatinho!

Mila disse...

Belo texto, parabéns!

http://ahistoriadeumatreinante.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

tenho 5 peludinhos, todos correm e brincam o tempo todo. tenho uma filha de 2 anos, e é isso mesmo, ela quer pegá-los, mas como estou sempre ao lado, não deixo. eles gostam, mas querem na hora deles. amo demais essas criaturas. Parabéns aos que tb tem um felino em casa! alegria e diversão pura!

Anônimo disse...

eu tenho 5 gatos na minha casa eu amo gatos e parabéns para o que amam gatos também.

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...