Xixi fora do lugar. O que fazer quando um caso isolado vira costume?

foto: giane portal / fofurasfelinas

Olá amigos do Tudo Gato!

É com imenso prazer que escrevo minha 1° coluna pra vocês, amantes de felinos como eu...

Confesso que era fã do blog e que fiquei muito lisonjeada em poder escrever meus relatos sobre problemas comportamentais felinos e, ajudar os donos a solucionar essa questão tão chatinha que resolvi escrever para o post inicial... O xixi em lugar indevido.

Bom, vamos lá!

Já atendi várias pessoas com este problema, uma delas, Sra Glaucia, que tinha um gato idoso, que vira e mexe demarcava a casa.
Minha dica foi a seguinte: leve seu gatinho ao vet pra identificar problemas de cistite ou algum problema renal.
Ela seguiu a risca e levou o gatinho. Pedi isso justamente pelo comportamento ter se iniciado com  idade avançada (6 anos), e foi exatamente isso que aconteceu! O gatinho tinha um problema urinário, quase um cálculo, que não o deixava reter a urina até a liteira.
O gatinho Carlos foi tratado com sucesso e hoje vive bem e feliz, sem mais demarcações pela casa! Foi eliminado o problema que o deixava com incontinência.


foto: giane portal / fofurasfelinas
Outro caso que atendi e obtive sucesso, foi o do Sr Jonas, que tinha 3 gatos e, logo que adotou esse último, começou a sentir cheiro de urina pela casa e não sabia qual gatinho estava fazendo “arte” por ali.
Meu conselho foi este: Sr Jonas, é provável que os mais velhos estejam demarcando por ciúme e pra mostrar dominância no território. Gatos, num primeiro momento, odeiam dividir seu reinado e mostram isso da forma que podem.
Orientei pra que ele colocasse mais potes de água e comida espalhados pela casa, pra evitar confronto na hora de comer e para que houvesse liberdade na escolha de lugar. Isso deixa os gatos mais confiantes. Eles gostam de monitorar onde comem.
Lugares altos são excelentes pro gato novo se “esconder” no caso de ser perseguido, evitando assim que ele demarque por medo.
O Sr Jonas seguiu direitinho as orientações e, que grata surpresa... Acabaram as demarcações.

Atendí alguns casos onde o gato não gostava de dividir a liteira com outros, ou mesmo que as liteiras eram insuficientes para o número de gatos. Minha sugestão é sempre essa; tenha sempre uma liteira a mais que o número de gatos, espalhadas pela casa, de tamanho espaçoso  e sempre limpas. Gato odeia sujeira e, muitas vezes, faz xixi ou cocô ao lado da liteira, para mostrar pro dono que não tava feliz com a qualidade do serviço! hahahaha

Outro caso típico, é o gato demarcar a cama ou sofá. Esta ajuda que obtive sucesso foi de uma pessoa muito próxima à mim, mas que seguiu à risca o que ensinei. Mamãe Clara acabou de adotar a Keiko, uma gatinha sofrida, adulta e medrosinha.
Ela começou a fazer seu xixi na cama da mamãe... A mamãe me escreveu pedindo conselhos.
Aconselhei a desinfetar o local com produtos próprios que eliminem o cheiro de amônia (não que só disfarcem, lembrando que o olfato dos gatos é imensamente maior que o nosso) e colocar uma bandeja na cama com água e ração, no local onde ela demarcava.
Ela fez isso e a Gatinha Keiko associou o local à limpeza! Resolvido o problema da mamãe, gatinha compreendida e nosso coração feliz por ter ajudado esta mocinha sofrida a conseguir um lar bacana como ela merecia.
foto: giane portal / fofurasfelinas

Estes casos são os mais corriqueiros, porque nossos amigos felinos têm suas maneiras próprias de mostrar insatisfação.

A convivência com os gatos é assim... Um aprendizado diário. Muitas vezes são incompreendidos, mas precisamos pensar como eles e deixar nosso lado humano um pouco de lado. Paciência e calma é a chave do sucesso! Dessa forma, resolvemos com mais facilidade tudo que costuma dar errado no começo da adaptação ou no decorrer dela.

Bom, por este post é só, pessoal!
Estou aberta à sugestões, dicas e retornos, ok?

Um grande abraço e aproveitem pra conhecer nossa ONG que já ajudou a arrumar bons lares pra mais de 5 mil gatinhos em são Paulo: www.adoteumgatinho.org.br

Um cat abraço

Marisa Licursi
Dúvidas em comportamento felino da ONG www.adoteumgatinho.org.br



64 comentarios:

Claudia Rezende disse...

Adorei a nova coluna, ótima! Minha gatinha, assim como a da Clara, também fazia xixi na cama, também é muito medrosa e foi adotada adulta! Hoje já faz dois anos que está comigo e a frequência dos xixis na cama diminuiu muito, isso tem acontecido apenas quando chove muito (ela fica com medo da tempestade e não sai do quarto pra ir na liteira). De qualquer forma o que eu queria dizer é que nesses dois anos me acostumei a de vez em quando acordar e trocar a roupa de cama, tendo paciência com nossas "crianças", nenhum xixi fora do lugar é motivo pra abandonar um gatinho!

Danielle disse...

po, ja tentei tanta coisa e o meu mijão continua mijão... ele arranca as toalhas de banho do banheiro pra fazer xixi nelas, não pode ver um pano no chão que vai lá e marca... até na minha vassoura ele mijou hoje! :(
Tenho 2 caixinhas de areia grandes, já troquei areia, já mudei de lugar, já levei no vet pra ver qualquer problema de saúde e nada... Não sei mais o que fazer...
São 5 gatos, sendo 2 machos, castrados, jovens entre 2 e 3 anos... Não consegui identificar uma possível causa ou data, sei que está piorando... :(
Socorro!

Heloisa disse...

Ai, que delícia!Minha amiga querida, Marisa Licursi, gateira de alma e coração, falando sobre as manhas & manias desses bichanos que a gente tanto ama!
Adorei o post inicial, sei que vc fara um lindo trabalho por aqui e foi justamente por isso que a indiquei, quando o Laurence me pediu sugestão de alguém que pudesse falar sobre comportamento felino!Vc não só entende de gatos, como é uma humana pra lá de especial para todos eles!
Muito sucesso pra vc, tenho certeza de vai ajudar muita gente a compreender melhor seus gatos!
Bjs!

Larissa Scalli disse...

Oiiii gateiros!, a minha menina mais nova tinha essa mania de fazer xixi fora de lugar, tenho duas gatas, entao comprei mais uma caixa de areia e estou dando florais de Bach (mimulus. aspen, rescue) que são para medo, ansiedade.

Renata disse...

ola, adorei o post, pois hoje cedo me deparei com xixi de um dos meus filhotes na cama e no travesseiro do meu filho, nossa fiquei frustada, pois a outras vezes era sempre no tapete, mas desta vez foi horrivel, os meus filhotes sao um gatinho e uma gatinha ,sao irmaos ,filhos de minha amada gata sofi,
vou seguir seu conselho,colocarei um potinho com agua e comida, no quarto,assim eles vao associar a limpeza e nao vao querer fazer xixi
mas temos que ter paciencia, pois a alegria que eles nos trazem e muito maior que qualquer imprevisto deste.obrigada

Dee disse...

Parabéns pelo post Marisa.
Lá em casa o meu gato macho marca território porque os gatos dos vizinhos saem para passear e passam pelo meu muro.
Meu gato ataca as portas e janelas.
Como proceder neste caso?
Grata

REGINA POMBO disse...

Gostei muito...tenho 8 gatos em casa e essa demarcacao de territorio acontece direto!

Unknown disse...

Tenho três gatuchas e já aconteceu isso com uma delas e era infeccção de urina mesmo.
Muito obrigada por compartilhar esses casos e dicas.
Parabéns...
;)

Carla disse...

Adorei a coluna!
Parabens e seja bem vinda!

Anônimo disse...

Marisa, mto bacana o post, seja bem vinda!
Sabrina Abreu

Daniela disse...

Adorei o seu post, acho que todo mundo que tem gato já passou pelo problema do xixizinho fora do lugar. Ví uma vez naquele programa do Animal Planet "Must Love Cats" o caso de um gato, adotado que estava fazendo xixi pela casa e a dona não sabia mais o que fazer. Ele era saudável não tinha problemas urinários, esterilizado; era um problema comportamental. Começou a fazer tratamento com Prozac e deu certo. Achei muito interessante pois a primeira coisa que a gente pensa quando ocorre este tipo de comportamento é em problemas urinários mas creio que em muitas vezes o problema é comportamental e não fisiológico.

Nina Picoli Terapeuta disse...

Olá, estou escrevendo porque a 2 dias adotei um gatinho, macho de +- 1 ano de idade, já castrado. Ele morava num apartamento com mais outros dois gatos, a Dona começou a trabalhar com viagens a não queira mais deixar os felinos sozinhos e os doou. Bom no primeiro dia eu trouxe ele para minha casa (moro em casa), apresentei ele a toda ela, meus filhos fizeram carinho meu esposo também , mas ele assustado arrumou um cantinho em minha área de serviço para ficar, ajeitei para que ele se sentisse seguro, coloquei água e ração perto e jornais para o pipi, pois segundo a dona ele fazia pipi no jornal?!?! Aconteceu que durante a noite ele saiu do seu esconderijo e fez pipi e cocô no meu sofá. Limpei, desinfetei e na noite seguinte deixei ao invés de jornal uma bandeija com jornal embaixo e areia de gato em cima, só que fechei a área para ele não sai. Ele fez pipi direitinho na bandeja, só que não fez cocô. Mas o problema maior é que ele não sai do esconderijo quando estamos pela casa, somente a noite quando estamos dormindo, tenho medo de deixar a área aberta novamente e ele fazer pipi de novo no sofá. Uma outra informação é que tenho um shitzu e 4 anos, castrado que não tá nem aí pro gato, é como se o gato não existisse, será que é por isso que ele continua no esconderijo?? É normal ele ficar assim escondido?? Quanto tempo leva pra ele começar a se acostumar com o ambiente?? Abraços Nina Picoli - nina@ninapicoli.com.br

marisa disse...

Danielle,
seu gatinho pode estar com cistite.
Se for castrado(isso minimiza muito a demarcação fora do local apropriado), leve ao vet pra consulta.
Excluído qualquer problema de saúde, volte aqui e mie alto, que tento te socorrer

beijos felinos

Marisa

marisa disse...

Renata,
desinfete tudo com produtos próprios antes e coloque uma bandeja com água e ração na cama, perto de onde eles fizeram a "arte".
Deixe por uns dias, até esse comportamento sumir.
Obs: pode ser uma maneira de demonstrar ciúme da mamãe. Fique atenta à isso, ok?

cat abraços

Marisa

marisa disse...

Nina,

seu gatinho precisa de mais de uma liteira( lembre-se 1 liteira à mais pra ada gato)
E procure deixar longe uma da outra em local tranquilo.
Se acontecer, de novo, no sofá, siga a dica da bandeja com água e ração após desinfetar o sofá.
Se não der certo, pode ser medo do shitsu ou intimidação.

cat abraço

Marisa

marisa disse...

Carla,
agradeço a acolhida!

cat abraços e é um prazer ajudar vcs :p

Marisa

Anônimo disse...

Ameeeeeeeeei a coluna! Bem vinda, Marisa!

Eu tenho um problema de xixi fora do lugar aqui. Tenho 2 gatas e uma delas as vezes (tipo uma vez por mês) faz xixi em cima do cobertor (mas só se eu estiver deitada, so no cobertor ela nao faz!!!). Ja levei na vet, fez todos os exames e ela é super saudavel. Tem 1 ano e é castrada desde os 5 meses! Tenho 1 caixa de areia e diversas vezes ela fez xixi no cobertor e qdo eu vi a caixa de areia tava limpa, ou seja, o problema nao é a liteira suja. tbm ja coloquei 2 liteiras e nao resolveui o problema. Vc tem alguma dica pra me dar?? Pensei nessa de colocar a comida ali, mas ela so faz xixi qdo eu to deitada então vai ficar complicado, que vc acha??

Bjs

Cassia disse...

Que legal, Marisa! Gostei muito do post! Bem elucidativo, com vários exemplos práticos! Parabéns! Abraços, Cassia

Cris Sakuraba disse...

Oi Má! Parabéns pela coluna super informativa! É muito bom poder compartilhar dúvidas e soluções. beijos!

marisa disse...

Laura,
no seu caso, ela deve estar tentando te demonstrar algum tipo de ciúme ou coisa que ela não tá gostando. Parece bem comportamental, mesmo
Brinque uns 15 min com ela 2 vezes ao dia, dê petiscos. Quem sabe é vontade de mais chamego da mamãe.

Um abraço

marisa disse...

Dee,
no seu caso, seria importante evitar o contato visual dos seus gatinhos com os visitantes.
É a única forma de evitar a demarcação por território invadido.

Um abraço

Anônimo disse...

Oi Marisa! Obrigada pela resposta! Eu meio que ja suspeitava disso! Ela é um grude comigo! Eu fico bastante com ela qdo estou em casa, brinco e dou muito carinho, mas mesmo assim de vez em quando rola um xixi...rs Mesmo assim vou tentar dar mais atenção! Já até acostumei!

Beijos!

Anônimo disse...

oi Má totalmente informativo e leve, parabéns

bjoks
Dany Xavier

Animais Fofinhos S.A. disse...

Oi, seu blog é muito bom adorei todas as postagens! Tenho um blog sobre animais o link é: http://animaisfofinhossa.blogspot.com/

Segue Porfavor?

Bjooos :*

Anônimo disse...

Além de escrever muito bem, sabe tudo! Parabéns!

Ronaldo Simola

Unknown disse...

os dois primeiros gatos sao iguais aos que eu tenho aqui em casa

Anônimo disse...

Oi Marisa! Tenho 2 gatinhos SRD, o Bóris e a Twiggy. Nos mudamos para o apartamento do meu noivo, e, além das adaptações à casa nova teremos também a adaptação com o bebê que está por vir (ainda temos alguns meses pela frente).
Eu estava treinando-os a usar o vaso sanitário com o citikitty, estavam indo bem, mas com a mudança meu Bóris achou um lugar mais interessante para fazer xixi - um vaso de planta do Dani. O cocô também estão fazendo fora do lugar. Como reeducá-los na nova casa?

Sybylla disse...

Meu gatão idoso, com quase 15 anos, sempre tinha isso quando a gente comprava uma ração diferente. Foi só mudar a ração, que a incontinência parou. =D

Nina disse...

Ola!
primeiro quero agradecer pela existencia desse blog e as diversas dicas e conselhos postados aqui...os gatos sao misteriosos e temperamentais, realmente necessitam de um conhecimento maior do que dos cães, por exemplo, para um melhor cuidado...
ganhei recentemente um filhotinho desmamado de siamês. Lindo, fofo, bonzinho, dorminhoco, dengoso e super carente... até o miadinho deles (siameses é diferente dos demais né)a experiencia com ele tem sido muito boa.
Porém, há uma semana trás eu estava tendo problemas com os locais que meu piquitixo escolhia pra fazer as suas necessidades... na sala e embaixo da pia da cozinha.
cozinha nao é lugar de xixi e coco né, entao pesquisei no google o tema "xixi de gatos" e acabei encontrando o seu blog!
vi esse post onde há a instrução de colocar potinhos de agua e ração aonde nao quer que ele faça suas necessidaqdezinhas, por ele considerar locais onde tem sua comidinha, locais limpos...então eu tirei a caminha dele da cozinha aonde ele estava, coloquei a caminha dele no quartinho de empregada q estava desativado, e a caixinha de coco no banheirinho da empregada desativado tb. Pronto! agora ele faz as necessidades so no banheiro dentro da caixinha de areia...tive que arranjar uma maior, pois ele estava com uma menorzinha, e por isso enchia rapido essa caixinha e ele ia fazer nos outros lugares, pq gato gosta de lugar limpo...
problema rsolvido!
agora o problema numero 2 esta acontecendo neste exato momento...rsrsrsrs...ele sempre se enfia na minha frente seja do que eu estiver fazendo, e olha que eu dou muita atenção pra ele!
por exemplo, agora estou escrevendo esse comentario no blog, e ele esta deitado na minha barriga, na minha frente entre eu e o note, e eu nao consigo me mexer direito...nem digitar direito...hahaha, ele é um fofo, dormiu na minha barriga...mas por que que ele faz isso?
Beijos, muito obrigada pelas dicas de vcs, valeu mesmo!

Rafael disse...

Marina. Estou com um problema. Meu gato fez xixi no sofa 3 vezes num mes. Ele esta castrado e tem 5 anos. Minha veterinaria recomentou colocar uma caixa a mais de areia e foi o que eu fiz. Coloquei a segunda caixa em cima do sofa e deixei la por 3 dias. Depois fui mudando ela de lugar. Mesmo assim ele voltou a fazer xixi no sofa. Tb coloquei um feliway de tomada pra melhorar o ambiente tb seguindo a recomendacao da veterinaria. Mesmo assim ainda nao consegui resolver. Matenho a caixa dele sempre limpa e sempre com racao e agua fresca.

Como posso resolver isso?

Qq ajuda e benvinda. Obrigado.

Anônimo disse...

Ola quero parabenizar os maravilhosos post que tem nesse site e compartilhar um problema com nosso gatinho siames Tom. Ele desde muito tempo vem com problema de fazer xixi fora do local e ultimamente, diariamente ele consegue nos enganar e fazer xixi fora do local. ele ja tem 19 anos e sempre foi muito bem tratado e apresenta boa saude segundo os veterinarios. Agora come muito pouco e bebe agua pouco tambem mas continua fazendo muito xixi em varios locais na casa como travesseiros das camas, nos moveis da sala e livros na escrivaninha. Esta em tempo de matar minha mae do coracao. So temos ele, ele sempre foi o exclusivo. Gostaria muito de conselhos porque nao sabemos mais o que fazer, ja que deixamos os sofas, e carpetes diaraimente cobertos com um plastico. Estamos escravos do gato. Gostariamos muito de reverter esse quadro porque essa situacao estressante tem que acabar. Por favor ajude-nos.

Unknown disse...

URGENTE!
Marisa, eu ganhei uma gatinha da minha mãe e ela faz xixi em mim, não sei mais o que fazer, se eu passar o dia todinho na rua ela não faz xixi, ela espera eu chegar me deitar na minha cama e ela vem fazer xixi em mim, eu comprei a caixinha e a areia da mesma marca que a minha gata que faleceu usava sem problemas nenhum, mesmo ela não usando a areia eu tenho trocado todos os dias, não sei mais o que posso fazer, minha mãe pegou ela da rua ela estava bastante judiada ela é muito assustada não vai com ninguém aqui em casa além de mim, não quero me desfazer da minha bebe, ela já sofreu demais e eu quero o bem pra ela agora que esta comigo, mas se ela continuar fazendo xixi em todos os lugares que eu sento meus pais não vão deixar eu criar ela, POR FAVOR me ajudem.

Unknown disse...

Olá,
Meu gato tem 7 anos (castrado desde pequeno), convive muito bem com nossa cachorra há 18 meses (brincam muito).
De duas semanas para cá ele não pára de fazer xixi no sofá. Não sei mais o que fazer. Já comprei aqueles liquidos inibidores, mas nada...
Além disso, ele não pode ver a porta do banheiro aberta que corre para o tapete e tb faz xixi (spray).
O que devo fazer?
Ele já está sendo tratado por uma cistite, mas acredito que o problema é comportamental.

A caixa de areia dele é sempre limpa, lavada uma vez por semana (a caixa dele é um iglu).
A caixa não é nova, meu apartamento não é novo, a areia é sempre a mesma e o local tb.

Podem me orientar?

Rary Cunha disse...

Nao sei mais o que fazer.. tenho um persa moro em ap ele tem um ano e ta fazendo xixi no sofa no guarda-roupas e onde mais ele encontrar pano ou roupa. ele tem uma caixa de areia e faz suas necessidades la tbem. o que fazer?

Anônimo disse...

Olá! Estou com um problema, tenho 2 gatos que amo muito, um menino e uma menina. Depois que minha filha nasceu, a minha gata Liliane, que é muito ligada a mim, anda fazendo xixi no bebe conforto e embaixo do carrinho da bebe. Qual produto de limpeza q tire o cheiro de amônia para que a Liliane não repita fazer xixi nos lugares? Dou florais? Adianta?

Natalie M Cordeiro disse...

A minha gata não pára de fazer cocô fora da caixa e na área de serviço toda. Não sei mais o que fazer, ela começou com essa mania depois que nos mudamos e teve filhotes.
Eles ja não estão mais, e ja faz 4 meses que moramos aqui.

Ja tentei até produtos de educação e nada funcionou.
por favor, me ajudem o.O
Nerdesign.cordeiro@gmail.com

Natalie m Cordeiro

sergio disse...

Na minha casa tem uns gatos de rua que ta fazendo cocô no telhado e eu tenho q sempre limpa pq o mal cheiro é de mais, oque eu posso faz para eles não vim mais?
No local já tem tela e coloquei unas pedrinhas de naftalinas que mim disseram que era bom mais nada resolveu.Meu e-mail é ricardoceufiel@gmail.com

Unknown disse...

Minha gatinha foi adotada ainda novinha e fazia tudo no lugar, mas depois de um tempo ela começou a fazer xixi na cama e principalmente do lado do meu marido, e agora tbém faz xixi na cama do meu filho. não entendo tal comportamento pois nada mudou. Socorro!! Não aguento mais trocar roupa de cama!! E tem mais..por isso não deixo ela dormir na cama com a gente mais, e o que acontece?? Agora ela que não deixa a gente dormir de tanto que mia e arranha a porta até a gente deixar ela entrar. Me ajude!!

Helen Medeiros disse...

Muito legal seu site, parabéns! :) Sou apaixonadissíma por animais, principalmente por gatos, tenho 8 filhos lindos, 4 fêmeas e 4 machos, dou atenção e carinho a todos. Mas tem um gatinho, já adulto, sempre q faço carinho nele, ele pega, levanta o rabo pra minha direção e faz xixi em mim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... não é sempre q ele faz xixi em mim, é raramente, mas faz. Eu queria saber o pq dele fazer isso, vc podia me ajudar? Bjs e fique com DEUS, que fiquemos com DEUS, em nome de nosso SENHOR JESUS CRISTO, amém.

Lançou no Mercado disse...

Desde que um gato do vizinho começou a entrar aqui em casa todas as noites, os gatos enlouqueceram e mijam todos os sofás e cantos da casa.
Já falamos com a vizinha, colocamos cerca elétrica, mas o gato vizinho que não é castrado como os nossos, continua arrumando uma maneira de entrar aqui e enlouquecer nossos gatos, porque além da casa ficar toda mijada este gato invasor mia aqui no nosso telhado.

O problema é que hoje o nosso gato começou a mijar nas pessoas que vêm nos visitar. Meu pai estava aqui com um amigo e o gato mijou nele.

Socorro, o que poderemos fazer?

Unknown disse...

Olá, minha menina tem 14 anos e foi castrada, mas tem períodos que ela fica super melosa e faz xixi pela casa toda. O pior é quando ela faz na cama do meu sobrinho... e é quase todo dia. Não sei mais o que fazer, já tentei de tudo... Minha mãe diz que não aguenta mais e quer se desfazer dela. Alguém me ajude por favor!!!

É preciso saber Viver disse...

Olá Marisa, como vai? Bom...adotei dois filhotes de gatos com 2 meses aproximadamente,não da mesma ninhada. Quando fui busca-los não identifiquei que um deles é fêmea e os trouxe para casa...até ai tudo bem. Comprei a areia para fazer a liteira. O macho começou fazendo suas necessidades fora dela,mostrei para ele umas duas vezes e funcionou,está fazendo no lugar certo. Porem quando deixo a porta do meu quarto aberta, o danadinho faz xixi ou coco na minha cama...sei que é uma forma de marcação...mas como resolver isso se a fêmea se comporta muito bem ? Agradeço se puder me ajudar. Obrigada.

Pri disse...

Olá , Marisa

me chamo Priscila .

tenho 2 gatos ,mãe e filho de um tempo pra cá o danado do gato está fazendo xixi em mim , e fica miando muito a noite as vezes ele chega da rua e fica miando e eu ñ sei o que fazer as vezes ele está entre mim minhas filhas e meu marido mas sempre mira em mim , o que eu posso fazer será que ele acha que eu sou propriedade dele , me ajude .

Isa disse...

Oi, gostei das dicas, mas meu gatinho, de 3 anos, resolveu fzer suas necessidades no tapete do meu banheiro, apos alguns meses virou costume e a saida aqui em casa eh deixar a porta do banheiro fechada. Voce sabe o que poderia ser?

fernando disse...

olá, gostaria de saber, como devo fazer para que meu gato não faça xixi no pátio. toda vez ele faz xixi num cantinho, na moto, e assim vai, quase em todo lugar, você pode me ajudar, agradeço dês de já, obrigado.

Unknown disse...

Olá tudo bem? Tenho uma gata a cerca de um ano e meio, e a uns 4 meses começou a fazer xixi fora da caixinha, só o xixi, a caixinha dela fica no banheiro, ela faz o xixi num canto específico do banheiro, ja limpei, desinfetei e ela escolhe outro canto do banheiro para fazer. Algumas vezes ela faz na caixinha !!! Agradeço se puder ajudar!

Anônimo disse...

Nossa gostei muito de sua ajuda bem pratica, voce poderia me orientar como evitar que meu gato Niko faza xixi no ralo da pia da cozinha, porque por mas que passo vinagre limao ele vai la e faz com muito carinho hehehe, bom aguardo sua ajuda.

Unknown disse...

oi preciso de ajuda urgent tenho uma gatinha de nove meses desd qndo peguei ela beem pekena ela so faz xixi no sofa a areia pode estar limpinha ela nao faz lah de jeito nenhum ja usei um splay de educador de gatos mais nao adiantou mto ela continuou fazendo nao sei mais oke faço por favor me ajudem..

Anônimo disse...

Tenho 3 gatas e também não sei qual delas faz xixi fora da caixa de areia, vou tentar a ultima opção. Obrigada.

Anônimo disse...

Oi sou a Zene lá em casa tenho vários cães e 2 gatos Tenho uma gatinha chamada lilica que adotamos ,.Agora ela começou a fazer xixi na caminha dela e do gato ,no início qdo ela chegou ela não fazia xixi e tá com uma mania de se esconder dentro de casa.O gato zico tbém começou a se esconder dentro de casa .Não sei o que faço me ajude por favor !

Unknown disse...

Olá Marisa. Estou com problema sério. Tenho um persa macho de 1 ano. Recentemente adotamos uma persa femea (irmã) de 3 meses, a qual está conosco hà 1 mês. Ela faz xixi e cocô em vários pontos da casa. Já adotei os seguintes procedimentos que vc sugeriu ( sabão em pó nos locais onde ela costuma fazer e pego a patinha dela e cavo na areia), mas ela continua fazendo, inclusive em cima do sabão em pó. E Agora? Help!!!!

Anônimo disse...

Olá, tenho uma gatinha com quase 2 anos e que é castrada... a uma semana estamos tratando uma intoxicação que ela teve e por ser muito assustada, tem estado muito deprimida pelos deslocamentos diários até a clínica veterinária e isso tem feito ela ficar deitada o tempo todo na caminha dela, até perdeu o apetite. O que me preocupa agora e que me trouxe até aqui, foi que ela fez ontem e hoje xixi na caminha mesmo deitada, se molhando inteira... comportamento anormal para ela que sempre se mantém toda limpa. Estou muito preocupado... será que isso é emocional de todo medo e stress que ela passou indo todos os dias esta semana ao veterinário, já que é uma tortura para ela o fato de ter de sair de casa? Pesso ajuda...

Unknown disse...

Me ajude eu não sei nas o q fazer. Tenho 2 gatos mãe e filho ambos castrados e a mãe peguei na rua há 2 anos atrás e ela sempre faz xixi na minha cama no neu sofa dentro da minha bolsa dentro da mochila do meu filho . E já levei ao vet e não tem nenhum problema urinário. E agora o filho dela q tem 1 ano. Castrei desde os 5 meses começou a urinar no meu travesseiro. Fico com mta raiva na hora . Falo em doa los nas depois me arrependo e passa. Mas não aguento mais . A casa fica fedendo.me ajude. Parece meio q comportamental. Meio w qrendo me irritar me provocar sabe

Unknown disse...

Me ajude eu não sei nas o q fazer. Tenho 2 gatos mãe e filho ambos castrados e a mãe peguei na rua há 2 anos atrás e ela sempre faz xixi na minha cama no neu sofa dentro da minha bolsa dentro da mochila do meu filho . E já levei ao vet e não tem nenhum problema urinário. E agora o filho dela q tem 1 ano. Castrei desde os 5 meses começou a urinar no meu travesseiro. Fico com mta raiva na hora . Falo em doa los nas depois me arrependo e passa. Mas não aguento mais . A casa fica fedendo.me ajude. Parece meio q comportamental. Meio w qrendo me irritar me provocar sabe

Fernanda Paes disse...

Eu já não aguento mais minha casa fedendo xixi. Tenho dois gatos, so o mais velho fazia xixi entao castrei ele e msm assim nao parou e logo depois o outro começou tbm. Eles mijam em.tudo, no guarda roupa,no espelho,no sofa,no computador, na cozinha,na janela, nas toalhas! Em tudo msm. Estou ficando mtu cansada pq alem do cheiro e da vergonha de ter visitas meu marido fica reclamando.

thainara disse...

Me ajude por favor, não sei mais oq fazer, Tenho há 2 anos já, 2 gatos machos que já eram acostumados a fazer xixi e cocô fora de casa. Mas de uns tempos pra cá, de uma hora pra outra, vem aparecendo xixi no canto da cozinha, e nos ultimos dias, também vem aparecendo cocô. E é SEMPRE no mesmo lugar, no canto da cozinha. Por favor me ajude, porque minha mãe detesta bichos e principalmente gatos e meu pai que gosta também já esta começando a se irritar com a situação, Preciso muito de uma ajuda antes que eles resolvam se livrar dos gatos
><

Unknown disse...

Estou com o mesmo problema minha gata tem 3anos e está urinando em tudo dentro de casa, faz côco tbm...Meu marido não gosta de bicho...mas cuida bem.Está já ficando sem paciência. Eu tive problemas de família e para solucionar fico longe a semana toda e só vejo minha gata aos finais de semana. Ela já estragou várias coisas dentro de casa. O que fazer? Ela desde pequena tem mania de fazer as necessidades em cima dos panos de chão... Como tirar isso dela.Meu marido fica nervoso com isso. Uma vez quase tive que me desfazer dela. Eu gosto dela mas essas manias estão nos deixando triste... Obrigada.

Unknown disse...

Estou com o mesmo problema minha gata tem 3anos e está urinando em tudo dentro de casa, faz côco tbm...Meu marido não gosta de bicho...mas cuida bem.Está já ficando sem paciência. Eu tive problemas de família e para solucionar fico longe a semana toda e só vejo minha gata aos finais de semana. Ela já estragou várias coisas dentro de casa. O que fazer? Ela desde pequena tem mania de fazer as necessidades em cima dos panos de chão... Como tirar isso dela.Meu marido fica nervoso com isso. Uma vez quase tive que me desfazer dela. Eu gosto dela mas essas manias estão nos deixando triste... Obrigada.

William Santos disse...

Olá, gostei da explicação, foi muito útil pra mim, mas não sei se algum dos exemplos citados pode servir. Tenho dois gatos, um maxo e uma fêmea e ambos são castrados. Neste caso é a gata que tem o defeito. E ela passou a fazer xixi na porta do banheiro todas as noites, inclusive nos panos de chão, isso depois de muito tempo de castrada. Colocamos a caixa com areia. Ai ela passou a fazer xixi nos dois lugares. Defecar, só lá fora, sem problemas. Estamos loucos de raiva dessa gata. O que fazer?

Anônimo disse...

O que poderia levar uma gata de oito meses a fazer xixi em sua própria dona???
Obs: dois episódios já!!!

Unknown disse...

Olá, boa tarde! Então, meu gato sempre usou a areia, quando estava em em casa por que geralmente ele fazia na rua, depois que se mudaram uns inquilinos pro quintal ele começou fazer coco na porta dela e xixi por todo lugar, por que isso ta acontecendo? o que eu posso fazer pra tirar agora esse abito dele?

Unknown disse...

Olá!, meu nome é Osana e eu tenho duas gatas de dois messes e elas estão com um comportamento estranho e eu não sei o que faço, tem uma delas que esta mamando demais na xaninha da outra gatinha e já esta até ferida o que eu faço para ela parar de fazer isto , pois para mim isto é um comportamento muito incomum por favor me ajude.

Ração para cachorros disse...

Exatamente o que eu procurava sobre ração para cachorros

Unknown disse...

Ótimo post!! Depois que iniciei a troca de ração minha gata quer que fiquemos do lado pra ela comer. Aí faz 3 dias que faz xixi nos brinquedos ou no tapete ou no meu lençol que fica no chão quando durmo. Estou levando no vet, mas estou bem preocupada. :(

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...