Gatos - A Emoção de Lidar

Autora: Dra. Nise da Silveira

Este é um livro muito especial, de uma autora brasileira (para quem não conhece, Dra. Nise da Silveira foi uma famosa médica psiquiatra brasileira  - Foi uma pioneira na pesquisa das relações emocionais entre pacientes e animais, que costumava chamar de co-terapeutas.), e que é muito difícil de ser encontrado atualmente. O meu exemplar ganhei da minha sogra, que é psicóloga e adora o trabalho da Dra. Nise.

Dra. Nise adora gatos e teve um monte deles. Já no final de sua vida, resolveu escrever um livro sobre a emoção de conviver com esses seres tão especiais.

O livro é lindo, cheio de fotos e mais fotos de gatos de todas as cores e raças (e muuuitos vira-latinhas que a gente adora!!!)

O livro nos traz muitas curiosidades e hsitórias sibre os gatos, como por exemplo, eram considerados como divindades no Egito, descreve suas qualidades metafísicas, seu simbolismo nos sonhos e sua relação com a literatura e as artes. Mas, acima de tudo, revela seu grande amor por esses animais misteriosos e sensíveis.

Como eu havia dito no começo, Dra. Nise revolucionou a psiquiatria brasileira ao dar uma nova aplicação à terapia ocupacional, utilizou cães e gatos no tratamento de doentes mentais como forma de estimular as manifestações de afetividade. Ela os chamava de  "co-terapeutas", que davam aos loucos o carinho negado pelos seres humanos.

"Observei que os resultados terapêuticos das relações afetivas entre o animal e o doente eram excelentes. Mas era difícil que essa idéia tivesse campo para desenvolver-se. No Brasil a aproximação entre doente e animal, infelizmente, ainda não era cultivada. A preocupação dos terapeutas, ao contrário, afastava o animal do doente, sob alegações inconscientes. Compensadoramente, amigos distantes foram solidários: o Pr. Boris Levinson, psicanalista americano, comentou por carta esses fatos ocorridos no Brasil, como a expulsão, envenenamento ou morte contra os animais. Eis um trecho da carta: 'Sem dúvida, para muitos desses doentes, os animais eram a sua única linha de vida para a saúde mental'."


 Não é à toa que a médica dedica o livro aos gatos que teve na vida, entre eles, o último, Carlinhos, assim batizado em homenagem a Carl Jung, de quem Dra Nise é discípula.

Quem tiver a oportunidade de ler esta obra não deve deixar passar! Um livro lindo, que ao mesmo tempo traz muitas informaçãoes sobre nossos felinos favoritos, também emociona, pois podemos sentir o amor que a autora mantinha pelos gatos em cada palavra!

Imperdível!


Pessoal, no próximomês não vai ter post, porque estarei de férias, mas em outubro eu volto com mais "literatura felina" para vocês!



Laura
www.gatosnabiblioteca.blogspot.com
@GatosBiblioteca



17 comentarios:

Rafaela - Tudo em Foco disse...

Este livro parece ser realmente lindo! Para as apaixonadas por gatos, com certeza é uma obra que vale a pena ler. Além disso, concordo totalmente com a dra. Nise, que os animais têm o poder de nos ajudar sempre. Eles são companheiros, amigos, deixam a vida mais feliz e animada. Quem não gosta de ver o seu bichano aprontando alguma malandragem? Acredito que este livro seja mesmo imperdível e vale a pena dar uma pesquisada para tentar encontrar. De repente, há algum em sebos virtuais ou físicos.

Carla disse...

Procurei no www.estantevirtual.com.br e só achei 2 unidades, por um preço caríssimo!
Será que o livro é raro mesmo?
Que pena... Fiquei curiosa prá ler.

Lívia Fernanda (I/O Gatos) disse...

Eu sou louca por esse livro. Mas, como a Carla disse, só no Estante Virtual por um preço exorbitante. Já ouvi rumores de que iriam publicá-lo novamente. Não sei por que não investir num livro excelente como esse, com retorno garantido para as editoras!

Anônimo disse...

Verdade, meninas! O livro esta esgotado em todas as livrarias e na estante virtual é caríssimo! mas infelizmente o mercado editorial brasileiro não investe muito em literatura sobre gatos, o queé uma pena!

lauesg disse...

Penso que logo esta coluna começará a fazer as editoras reverem seus conceitos em relação às publicações com bichanos, associando o crescimento da literatura com o nicho "pet felino" acho que em breve teremos mais "gatos nas prateleiras"!

Sabe o que é ruim Laura?! A minha FALTA DE TEMPO! rsrs... Eu gostaria de mais tempo de traçar objetivos para cada coluna. A sua por exemplo tem um grande potencial! o.O

Obrigado a todos pelos comentários no Tudo Gato!


Abraços,
Laurence Esgalha

Anônimo disse...

Obrigada! :) Fico muito feliz, prque gosto muito de escrever aqui!

eva disse...

Pena que é um livro dificil de se achar, pois eu gostaria de ler. Tantos livros porcarias por aí e as editoras as vezes deixam de divulgar e relançar livros bacanas.
beijos

Anônimo disse...

185,00 na estante virtual? Isso não é roubo, é terrorismo!

se alguém souber em outro lugar, mande um e-mail pra esse blog publicar, fiquei interessadíssimo no livro.

Anônimo disse...

Eu tambem gostaria muito de ler esse livro, ja procurei em varias livrarias aqui em Porto Alegre, mas ta dificil.... Quem sabe alguma editora reedite seria muito bom!

Unknown disse...

Eu estou lendo \Gatos a emoção de lidar - Nise da Silveira\ no Scribd. Leia mais: http://scribd.com/doc/216325745

Unknown disse...

Eu estou lendo \Gatos a emoção de lidar - Nise da Silveira\ no Scribd. Leia mais: http://scribd.com/doc/216325745

Unknown disse...

Eu estou lendo \Gatos a emoção de lidar - Nise da Silveira\ no Scribd. Leia mais: http://scribd.com/doc/216325745

Unknown disse...

Eu estou lendo \Gatos a emoção de lidar - Nise da Silveira\ no Scribd. Leia mais: http://scribd.com/doc/216325745

Unknown disse...

Eu estou lendo \Gatos a emoção de lidar - Nise da Silveira\ no Scribd. Leia mais: http://scribd.com/doc/216325745

Unknown disse...

Eu estou lendo \Gatos a emoção de lidar - Nise da Silveira\ no Scribd. Leia mais: http://scribd.com/doc/216325745

Anônimo disse...

como faco para ler esse livro?

Luiza Prestes Karam disse...

2018 e eu aqui! Então, ontem à noite, eu estava bem cansada porque meu filho estava doente e não dormiu direito, nem eu. Mas, uma vizinha estava aflita e pediu carona para levar a gatinha dela ao veterinário. A gata fez uma cirurgia e a dona achava que não estava se recuperando bem. Chegando lá, me deparei com esse livro. Eu, fã de gatos, e conhecedora um pouco do trabalho da Dra. Nise, me encantei. Até brinquei com a veterinária que iria roubá-lo para mim. Enfim, a gatinha está bem, meu filho também e eu vou ver se consigo encontrar o livro em algum lugar para comprar.

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...