5 de jul. de 2012

Gatos versus Ratos | Gato Geek


O primeiro emprego oficial dos gatos, há 9.500 anos atrás, foi de Exterminador de Ratos. Isso porque GATO é caçador por diversão e não pode ver um bichinho eletrizante dando sopa, que logo investe num bote, numa caçada triunfal [quando não leva a barata-troféu direto para você]!


Bem antes de serem os ‘fofinhos-da-mamãe’, os ‘tchutchucos-do-papai’, reizinhos dos sofás e ditadores absolutos em nossas camas, eles viviam perto dos silos e armazéns de alimentos para proteger a comida humana de roedores. Daí começou a famosa rixa Gatos versus Ratos.


O que a História da Humanidade não ensinou, a infância tratou de deixar bem claro, já que muita gente cresceu vendo a pancadaria que era a trapalhice do gato Tom [raça Russian Blue] correndo atrás do camundongo Jerry. Seus criadores, William Hanna e Joseph Barbera, se empenharam tanto na violência da rivalidade, que muitas cenas deste desenho animado da MGM [“Tom e Jerry”- 1940] foram censuradas e retiradas para, só assim, serem exibidas no Reino Unido. O curta de animação, que mais parece telejornal sensacionalista da tarde onde desgraça pouca é bobagem, recebeu 7 prêmios Oscar na categoria. O grito de dor do felino Tom [dublado pelo próprio William] até hoje me dá calafrios...

Os gateiros vão se derreter em ver Tom tentando rugir como o Leão no logotipo da Metro-Goldwyn-Mayer:


Os humanos mais jovens e menos ingênuos são testemunhas da tal briga eterna, através da versão “Comichão e Coçadinha” [original ‘Itchy & Scratchy’], que figura dentro do casting da animação ‘Os Simpsons’. Nesta paródia moderna de Tom e Jerry, não poderia faltar mais porradaria comendo solta - só que é a vez do rato cruel caçar o gato tolinho. Desde 1989, esta dupla tragicômica esquenta a desavença gato X rato, mas também levanta a crítica de que, mesmo o gato sendo a vítima neste caso, sempre vai ser tachado de vilão pela sociedade. Há quem ache ‘Comichão e Coçadinha’ moralmente incorreto, desaconselhável para ‘menores de 35 anos’, dentro e fora da sociedade Springfieldeana.

É fato que Tom e Jerry tiveram raros e preciosos momentos de trégua. E este fato se repete...

Na vida real, esses carinhas podem se apegar e viver como melhores amigos, sim! O livro "UnlikelyFriendships” de Jennifer S. Holland [especialista em Ciência e História Natural na National Geographic] mostra fotos e conta 47 amores improváveis entre animais ‘rivais’, até mesmo de presas + predadores. Seja também testemunha ocular de uma destas paixões felinas:

A incomum amizade de Coco [uma linda cacatua] e Lucky [um gatinho que adora se esconder debaixo das cobertas na cama dos humanos] começou quando o pássaro passou a esfregar o gato com o pé.

O primeiro agrado deu espaço para mais: caminhadas pela cabeça do felino, que além de não se importar, aparenta gostar bastante do carinho.

Outro alvo deste chamego é a orelha de Lucky - Coco cola sua língua negra nas orelhas do gato, as amassa com manobras e sempre as toca com o bico, parecendo fascinada pela textura e sabor da pelagem macia e a consistência daquele pedacinho molenga de seu corpo.

"Dá o pé, Loro!"

O performista Gregory Pike, mais conhecido como ‘The Dog-Cat-Rat Man’, passeia pelas ruas de São Francisco com o rato Mousey montado no gato Kitty, por sua vez montado no cachorro Booger, o que lhe rende 100 dólares por dia para sobreviver, mais milhões de espectadores no Youtube.

Prefiro a maneira mais ‘soft pela qual a ex-cabelereira e atual desenhista Lucie Dumas retrata a inimizade entre Gatos e Ratos, ou sua relação bastante amigável. É menos fatal, mais divertido, mais bacana, saudável e colorido: na paleta de Lucie consta o vermelho-sangue, o roxo-artéria, o verde-veia, juntos do azul-calcinha, do amarelo-bebê, do rosa-chiclete...

Mais ilustras das cenas de Gatos X Ratos + Gatos criadas por Lucie Dumas, navegue AQUI

Trinity Carolina



3 comentarios:

moninha disse...

Ah, eu sempre tive cães, gatos e ratos... sempre amiguinhos!
Tudo depende da socialização que o tutor faz com os animais. Fiz isso até com animais adotados já adultos. É questão de amor e paciência! =◠ᴥ◠=

João Víctor disse...

Tom e Jerry realmente é o mais clássico, me diverti muito com eles passando no SBT

Bea disse...

Quando eu tinha ratos eu sempre assistia tv com os ratos dormindo no meu pescoco e o gato no colo, sem problema :) Mas eu morro de rir com os desenhos!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...