15 de dez. de 2011

Munchkin | Gatos de Raça


Os Munchkin, também chamados de gato basset ou gato tekel, são animais com tamanho de corpo médio, porém, com as patas curtíssimas.

Foto: http://animalsspecies.blogspot.com/2011/07/munchkin-cat-breed.html

Possuem uma velocidade enorme e uma enorme estabilidade nas curvas, lembrando um carro de corrida.


Seu nome se originou dos anões, do país fictício de Munchkin, do maravilhoso livro O mágico de Oz, escrito por Lyman Frank Baum.


Origem

Nos anos 30 já haviam relatos de gatos com patas curtas, prováveis ancestrais do Munchkin.


Em 1944, houve um relato no jornal inglês de veterinária, sobre gatos com patas curtíssimas.


Em 1983, uma professora de música chamada Sandra Hochenedel, achou dois gatos escondidos dentro da caçamba de um caminhão, após serem perseguidos por cães da vizinhança. Ela resgatou os gatos e levou para casa. As duas eram fêmeas, estavam prenhas, e tinha uma particularidade impressionante: as patas curtas, como as do cão basset. Ela ficou com uma gata, de cor preta, e deu lhe o nome de Blackberry. Esta gata foi a base para os Munchkin atuais.


A associação internacional de gatos (TICA) aceitou o Munchkin como raça, em seu programa New Breed, em setembro de 1994.

Foto: http://catsbreed.net/munchkin-cat-breeds/


Aparência

- Corpo de tamanho médio a pequeno
- Patas extremamente curtas,
- Peso entre três e seis kg.
- Pelagem curta ou longa, todas as cores aceitas.
- Cabeça triangular, com contornos arredondados.
- Olhos grandes, em formato de noz. Espaçados, sem relação de cor entre os olhos e a pelagem.
- A coluna vertebral dos Munchkin possui estrutura biológica diferente dos cães basset. Não tendo as doenças comuns em cães, como a compressão nervosa por vértebras.


Saúde e Predisposição a Doenças

Um animal que apesar das patas curtas, não possui histórico de problemas articulares, e sem nenhuma predisposição a doenças.


Cuidados

Animais com pelos curtos, uma escovação semanal.
Animais com pelos longos, duas escovações semanais;
Manter vacinação e vermifugação em dia, e seguir demais orientações de um médico veterinário.



Foto: http://www.hicats.com/munchkin-cat/
Comportamento/Temperamento

Sociais, brincalhões, adoram correr e adoram brinquedos como bolinhas e bichinhos de borracha.


São extremamente curiosos, e lembrando um coelho, sentam sobre as patinhas traseiras, para melhorarem seu ângulo de visão.


Não saltam tão alto, mas são inteligentes para achar sempre o melhor caminho.


Uma vez em contato com esta raça, a paixão é imediata.



Nota: Pense sempre em adotar um gatinho. Não existe um ato de amor tão especial, quanto à adoção.

Seja adulto ou filhote, não compre, adote.


MV Marcelo Samegima Aleixo
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000623329523
e mail e MSN: msaleixo@hotmail.com



17 comentarios:

Zanarde disse...

linda essa raça. Acho essas perninhas curtas um charme... Parabéns pelo post.

Protetor disse...

Pessoal, lemos na Revista Super Interessante, especial de gatos e cachorros, que essa característica das pernas curtas, não é de raça, e sim um defeito congênito que os cientistas estão tentando reproduzir... O que vcs nos dizem sobre essa informação?

Marcelo Samegima disse...

Na verdade, o animal possui um gene dominante, que teve origem em uma mutação espontânea.
A partir da cruza desses animais, conseguiram manter esta caracteristica. Não se trata de um defeito, e sim de uma mutação espontanea.

João Víctor disse...

Munchkin = ferret felino

Giulia disse...

Eu amo gatos e estou seguindo seu blog minha gata é parecida com essa gata da postagem!!!!
Eu tenho três gatos eles se chamam: Shani ,Pérola e Chad !!!! por favor segue meu blog:
gi-bigtimerush.blogspot.com

Gatil Agata disse...

Segue o link do Gatil Ágata, único no Brasil a comercializar a raça:
www.GatilAgata.com.br
Acessem e vejam mais fotos!

Anônimo disse...

qual eh p preço dele?

Agner Roncali disse...

Onde eu consigo um desses para adotar, eu vi que essa raça, quando vendida, seu custo chega a mais de 2.500 reais, mas eu acho um absurdo comprar um gatinho quando provavelmente ha um esperando para ser adotado... Eu gostaria de adotar um Napoleon ou um Munchkin, mas nao acho nenhum...

Denny disse...

Recentemente adquiri um Munchkin e estou amando. São muito sociáveis, brincalhões e muito inteligente. Ele virou o xodó aqui em casa. Suas perninhas curtas são, realmente, um charme.

Unknown disse...

Onde eu consigo um desses para adotar ? , eu gostaria de adotar um desse , mas nao encontro nenhum .

Anônimo disse...

dificil achar essa raça pra adotar, só comprando mesmo.

Anônimo disse...

Quem quer adotar, adota qualquer raça, até vira-lata!

Anônimo disse...

Olá , estou a procura de um Munchkin porém não acho! Poderia me informar onde adquiriu o seu?! Desde já agradeço

Unknown disse...

Oiiiiiii! até que altura essa raça munchking consegue pular quando adultos? É que não gostaria que ele pulasse meu muro de 2 metros.

Unknown disse...

Oiiiiiii! até que altura essa raça munchking consegue pular quando adultos? É que não gostaria que ele pulasse meu muro de 2 metros.

Unknown disse...

Oiiiiiii! até que altura essa raça munchking consegue pular quando adultos? É que não gostaria que ele pulasse meu muro de 2 metros.

Unknown disse...

somos criadores da Raça
www.cantinhodogato.com

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...