22 de dez. de 2011

Cleo | Gato do Livro


Cleo - A história de uma gata sapeca que ajudou a curar uma família - Helen Brown

Sinopse: Helen estava na casa de uma amiga quando recebeu a notícia: Sam tinha acabado de morrer. Ainda pensou que Sam fosse um familiar qualquer distante, mas não, era mesmo o seu Sam, o seu filho mais velho: morreu atropelado, à frente do irmão mais novo. O mundo de Helen começou a ruir. Noites sem dormir, pensamentos suicidas, uma depressão profunda. Enquanto, à sua volta, a família se deixava levar pelo desespero, pelas discussões, pela tristeza infinita de perder um ente querido. Até que um dia bateram à porta. Era uma vizinha, trazia no colo um gato ainda bebê. Helen já nem se lembrava. Um mês antes tinha ido com os filhos ver uma ninhada, e prometera a Sam que lhe daria um dos gatinhos. E ali estava ele, uma impertinente bola de pêlo preto. O seu primeiro impulso foi rejeitar de imediato aquele pequeno intruso. Mas então viu Rob, o seu outro filho, a acariciar o bichano. E pela primeira vez em muito tempo, viu-o sorrir… Cleo tinha chegado a casa. E aos poucos começaria a devolver àquela família a alegria de viver.

Há muito tempo eu esperava pela publicação deste livro no Brasil e por diversas vezes quase o comprei em Inglês mesmo, pois a história de uma linda gatinha preta (pausa para fazer: "Ounnnnnn" para a gatinha da capa do livro... rs) que ajuda a trazer a alegria de volta à uma família após uma tragédia é algo que eu não poderia perder!

Helen Brown é uma jornalista neozelandesa e "Cleo" nada mais é do que a história de sua vida, sempre baseada nos ensinamentos diários da gatinha.

Helen tinha dois filhos, Rob e Sam, este último era apaixonado por animais, ediu à mãe uma gatinha, a qual eles foram escolher e ele deu o nome de Cleo. Acontece que a gatinha ainda era muito bebê e precisava desmamar, então ainda demoraria uns dois meses para eles poderem levar a gatinha para casa. Nesse meio tempo ocorre o impensável: Sam morre atropelado. Um mês após a precoce morte de Sam aos nove anos, a gatinha que ele tanto havia pedido aparece, e com sua graça e alegria de um filhote consegue arrancar o primeiro sorriso de Rob - irmão caçula de Sam - após a morte do irmão.

Diante disso, apesar de relutar, Helen não teve outra alternativa senão adotar a gata!

"Amar é, no final das contas, perder. O contrato tácito que chega junto com qualquer bicho de estimação é que eles provavelmente morrerão antes de você. E quanto mais você é dedicado a eles, mais dor a partida inflingirá. Abrir meu coração para Cleo seria como colocar um órgão já avariado numa pista de aeroporto e convidar os aviões a pousarem sobre ele".

Após a chgada da gata, tudo muda na vida da família! A pequena gatinha traz lições diárias de amor, amizade, carinho, alegria, elegancia e força e, espelhados no comportamento de Cleo, a familia começa sua caminhada no caminho da recuperação, tentando reerguer-se novamente após a tragédia.

"[...] Depois de terem beneficiado nossa saúde física e emocional por milhares de anos, eles merecem ser reconhecidos. Os egípcios é que estavam certos: um gato é um ser sagrado."

A ligação de Rob com Cleo é impressionante! O menino chega a sonhar com a gata e conversar com ela. A ligação entre eles faz com que sua vida mude completamente, apesar da enorme tristeza que sempre carregará pela morte do irmão, Cleo ajuda Rob a encontrar a si mesmo e ser feliz!

Os ensinamentos passados por Cleo sao tão fofos e ao mesmo tempo tão verdadeiros que nos fazem pensar em quantas lições diárias nos podemos aprender com nossos gatinhos, como por vezes, nós, humanos, acabamos por dar tamanha importância a coisas tão pequenas e acabamos por deixar de enxergar outras coisas que nos estavam tão próximas. Quantas amizades fazemos por causa dos nossos gatos? Quanto de nossa atitude para com a vida muda após adotarmos um gatinho?

"Cleo presidiu sobre nossa família por quase vinte e quatro anos. Ela nos ajudou a curar mágoas que eu achava que nunca iríamos nos recuperar".

Tenho certeza que todos os gateiros aqui sabem o quanto nossos gatinhos são sábios e aprendem com eles diariamente. Sabem que nos nossos piores momentos eles estão ali, sempre presentes e prontos para ronronar em nosso colo ou fazer alguma gracinha para nos distrair, bem como nos nossos melhores momentos, eles sabem comemorar junto com a gente!

Mas, para aqueles menos gateiros que acabaram passando por aqui podem estar se pergunatndo como uma simples gatinha preta pode ser tão importante a pornto de ajudar uma família a reconstruir sua vida. Se você está pensando exatamente isso, este livro é para você, que talvez nõ seja uma pessoa muito chegada à gatos, mas garanto que ao terminar de ler a última palavra deste livro, a vontade de adotar um gatinho será irresistível! =)

Esta foi a última resenha do ano! E fica a dica de que este livro é um ótimo presente de Natal para gateiros e para aqueles "não tão chegados a gatos", rs. Para vocês, queridos leitores, um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo! Nos vemos em 2012!

Laura
www.gatosnabiblioteca.blogspot.com
@GatosBiblioteca



5 comentarios:

Zanarde disse...

Oi

Esse ano eu estou no sexto livro sobre gatos. Quando leio as suas matérias eu penso em ler o sétimo....
Aposto que esse livro é muito bom...
Valeu por indicar...
Boas fEstS
Vanessa

Marcelo Samegima disse...

Pelo visto é maravilhoso este livro. Parabéns!!!

Anônimo disse...

Obrigada, Zanarde!!!

Dr. Marcelo, o livro é otimo!!! Vale a pena!!

=)

Pamela disse...

o livro deve ser lindo mesmo, e a gatinha da capa??!!! óóóóiiinnn lindinha!! =)

Anônimo disse...

Eu amo gatos e comprei esse livro! Foi a melhor compra que fiz!! é emocionante! Vale a pena!!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...