Não escondo de ninguém que sou APAIXONADO por História em Quadrinhos (HQ). Minha predileção no mundo artístico é assim... Tudo representado por figuras, com ou sem balões de fala, dentro de quadros que contam uma história.

Foto: Arquivo de Paulo Back
O entrevistado de hoje tem TUDO a ver com HQs e com GATOS!

Paulo Back! Roteirista e quadrinista dos Estúdios Maurício de Sousa. Isso mesmo! Aquele da Turma da Mônica que você sempre lê!

Um outro motivo para trazermos essa entrevista, é para comemorarmos o lançamento do livro MSP Novos 50. É o terceiro livro do projeto MSP 50, que começou em 2009, para homenagear os 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa e será uma das grandes atrações da Bienal do Livro que começa hoje no Rio!

O livro traz histórias de vários artistas representando, em seu próprio estilo, os personagens de Mauricio de Sousa nessa bela homenagem em forma de arte!

Além do mundo dos quadrinhos, Paulo Back é um artista completo! Mostra diariamente em redes sociais que tem grande afinidade com a música e outras formas de arte.

Agora, para ficarem fãs DE VERDADE do cara: Ele é um legítimo "Cat Lover" e defensor dos animais.

Confira a entrevista!


Tudo Gato: Paulo, tem pessoas que falam que "homem de verdade gosta é de cachorro"! Como um cara, roqueiro como você, começa a gostar de gatos?

Paulo Back: Não vejo porque. Gatos são independentes, caçadores, noturnos e mandões. Tem coisa mais roqueira do que essa?
Na verdade não sei de onde vem essa fábula de que homem gosta de cachorro e mulher de gato. É bobagem. Acho que a postura está mudando. Assim como na Europa e EUA, os gatos começam a tomar o lugar dos cães. Pessoas passam a viver em apartamento, não tem tanto tempo nem disponibilidade para agradar um bicho. Gatos se adaptam a esse tipo de vida. Cachorros necessitam de mais trabalho e atenção.


TG: Assim como você, muitos artistas e escritores preferem os gatos. Como é o caso de John Lennon, Laerte, Ferreira Gullar entre outros. Por que os artistas atribuem a preferência por gatos ao seu trabalho?

Paulo Back: Não sei... será a aura de mistério? Cachorros são esportistas, gatos são artistas. Acho que é por aí. Enquanto cães pedem atenção, o gato se contenta em ficar na mesa, olhando vc trabalhar, e de vez em quando dá um cabeçada ou tenta roubar o seu lápis.


TG: No twitter, nos disse que fazia roteiros para as histórias do Mingau, gatinho da Magali. Isso tem a ver com sua convivência com gatos? Faz histórias de outros personagens também?

Paulo Back: Sim. O Mingau é o 'gato' por excelência. Já sofria inspirações e aspirações dos gatos de casa. Mesmo quando tinha só um. Daí minha mulher, que adora gatos também, começou a trazer filhotes pra casa e hoje temos uma coleção de gatos. O temperamento do Mingau é o de um felino. Não é um personagem humanizado. Tanto que ele sabe o que a Magali diz, mas Magali 'tenta' adivinhar o seu diálogo. Acho que tudo que tem num gato, também está no Mingau, inclusive a teimosia e o exibicionismo.
Quanto aos outros personagens, sim. Temos que fazer historias de todos. Captar a essência e características de cada um. Alguns já vêm prontos, outros ajudamos a desenvolver, de acordo com a experiência de cada um. Mas tudo passa pela mão do Mauricio. Ele lê todos os roteiros, faz reuniões e assinala para onde devemos ir. Ele é o pai dos personagens.



TG: Nos disse também que já ilustrou diversas histórias. Conta pra gente como é isso nos Estúdios do Maurício de Sousa! Cada artista desenha um personagem ou há uma "rotatividade"? Quais histórias já ilustrou?

Paulo Back: Alguns sim, mas não foi um trabalho de ilustração como os desenhistas e arte finalistas fazem. Eu simplesmente dou uma capricada no desenho do roteiro, e de acordo com a aprovação do Mauricio, ele indica que o desenho deve pular a etapa final e ir direto para a cor. Ou seja, o desenho do roteiro é publicado do jeito original.
Uma que saiu do jeito que foi desenhada, foi a historinha 'O Lobisomem', que saiu ha poucos meses. Teve uma coloração nos moldes europeus e causou um certo burburinho por aí, ja que fugiu completamente do estilo da casa.
Mas outras têm também o meu desenho, na maioria dinossauros, bichos, heróis... que não sejam os personagens da casa, pois estes os desenhistas e arte finalistas é que dominam a técnica.


TG: Você tem personagens próprios?

Mingau boneco e Mingau 'real'.
Paulo Back: Tinha quando era criança. Hoje o mundo gira em cima dos personagens do Mauricio. Somos ( roteiristas ) as babás dos personagens do Mauricio. Responsabilidade grande.


TG: Você tem quantos gatos? Qual o nome deles?

Paulo Back: Vários... Some have gone and some remain. Yule, Ganesh, Vishnu, Krishna, Gaya, Kali, Brahma, Mina, Sabbat e Lune. Nos deixaram Wicca, Shiva, Samhein e Githa... ( minha esposa sempre coloca apelidos engraçados, então muitos a gente acaba nem chamando mais pelos nomes )


TG: Poderia relatar alguma situação muito engraçada que tenha vivido com seus bichanos?!

Paulo Back: Putz. São tantas. A maioria sempre acaba virando historinha do Mingau, como a hora da atacação. Saem correndo pela casa levando tudo junto. Tem os sustos. Teve um que levou uma picada de abelha no beiço, um que vomitou na cabeça do outro... Talvez a mais engraçada seja uma vez que estava sozinho em casa, tudo muito escuro e ouço uma voz tenebrosa me chamar... Pawwwllloooo.... Arrepiou os cabelinhos. Olhei para tras e não era fantasma nenhum... Era o Brahma, grunhindo porque ia vomitar. pawlllooooobrléeéé´...


TG: Várias vezes vemos manifestações suas a favor dos animais. Por que acha essa causa tão importante?

Paulo Back: São nossos vizinhos na terra. Dividimos o mesmo espaço. Merecem todo o nosso respeito. Não há porque tratar um animal como objeto ou algo criado para nos servir. Sentem frio, sede, fome... E principalmente dor. É cruel ver como os tratamos sem sensibilidade alguma.


TG: Finalizando! Manda uma mensagem para nossos leitores e seus novos fãs! Muito obrigado Paulo!


Paulo Back: Não deixem a crinança interior morrer nunca. Trabalhem como adultos, mas vivam como crianças.


Paulo Back é um cara extremamente carismático e nos deixou explodindo de felicidade ao aceitar nosso convite para esta entrevista.

Acompanhe o Paulo Back no twitter @pauloback

Esperamos que tenham gostado! Comentem aí!



Abraços a todos!
Laurence Esgalha



12 comentarios:

ESMERALDA disse...

Também Fiquei,explodindo de Felicidade ao Ler esse Post,desta entrevista maravilhosa, e que a cada dia descobrimos que grandes personalidades do mundo artístico ama os Bichanos, e isso é bom para fortalecer o mundo felino,que infelizmente ainda no Brasil é alvo de muito preconceito,muita gente maltrata,e a mídia ainda divulga muito mais sobre os cachorros do que os gatos,e dez matérias sobre cachorros e uma para os gatos,até os comerciais são menos, fico até reclamando quando vejo isso; e confesso que onde moro, só eu tenho gatos,a metade do bairro só tem cachorros, e fico muito triste quando alguém fala mau dos gatinhos, ainda sonho em encontrar muitas e muitas casas com um Felino na janela, pois eles merecem ser amados, e concordo com o que o Paulo Back disse que os gatos são artistas,isso são sem dúvida e grandes modelos fotográficos também,pois fazem cada pose,de tirar o Fôlego,São Lindos e Sempre Misteriosos!!!!!

Nice disse...

Nossa...ele é muito bacana. Adoro ler entrevistas com pessoas inteligentes. PARABÉNS TG.

Anônimo disse...

Gente, ameeei demais e entrevista! Parabens, Laurence!

E o Mingau real consegue ser ainda mais fofo que o Mingau "desenho"!! rs

Bjs

Anônimo disse...

O cara é show! Parabéns pela entrevista e para o Paulo, um bom exemplo para acabarmos de vez com essa besteira de que "homem que é homem não tem gatos": taí uma frase preconceituosa em todos os sentidos! =) Aline

Zanarde disse...

Oi,
Eu sou super fã de gatos, da magali e do mingau.... Amei a entrevista...amo a história do mingau no pc cOm a magali...a minha faz igual...
Bjsss

Fabiano Rock disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiano Rock disse...

Achei muito bom saber que mais pessoas pensam igual a nós aqui em casa, onde temos gatos e também cão mas, no fundo somos todos irmãos. O mais legal é que também trabalho em casa mesmo e fica aquele monte de bichos pra la e pra ca, muito bacana. Isso faz com que a rotina seja muito feliz.

Reynaldo N Kajita disse...

eu fiquei feliz em saber que homens populares ou famoso, estao se rendendo ao charme felino sem medo....asim como a muito tempo atrás eu mesmo achava - me estranho pelo fato de curtir gatos, que com o advento das rede sociais ( leia se orkut ) sumiu por completo

Marilia disse...

Adorei!

Unknown disse...

Cada vez mais esse cara é meu heroi!!! Saudações do Sushi! (Sushi é meu gato,ok?)

Bea disse...

Adorei a entrevista, Beatlemaniaco e gateiro, nao tem coisa melhor :)

LucyAnna Von Beust disse...

Eu amooooooooooooooooooooooooooooo o mingau!!!! desde a primeira aparição dele nas revistas da magali....ai ai como estou velha...HAHAHAHAHHAHAH....

Demais a entrevista com o Paulo!!!!
Show o nome dos fulanos dele!!!!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...