22 de set. de 2011

Chinese Li Hua - Gatos de Raça


O Chinese Li Hua é a mais nova raça de gato reconhecida pela CFA (Cat Fanciers’ Association), para participação em exposições.


Na verdade, o Chinese Li Hua é uma das mais antigas raças de gatos domésticos conhecidas e, como o próprio nome já diz, evoluiu ao longo de centenas de anos na República Popular da China e são tidos como bons caçadores.


Dizem que o Chinese Li Hua é um descendente auto-domesticado da sub-espécie Chinese Mountain Cat, também chamado de Chinese Desert Cat (Gato Chinês da Montanha/Deserto), um felino selvagem que habita o oeste da China, Mongólia e Tibet.


Também conhecido como Dragon Li cat, Li Hua Mao cat, o Chinese Li Hua nunca havia sido visto fora da China até fevereiro de 2010, quando foi apresentado na reunião do Conselho da CFA, que reconheceu a raça.



Aparência

O Chinese Li Hua é um gato de porte médio, forte, com corpo musculoso, que até lembra o porte dos gatos Bengals.


A raça tem uma única cor, que é a brown mackerel tabby, como os exemplares das fotos que ilustram este texto.



A pelagem é ticada, cada pelo deve ter raiz preta, cor mais clara no meio e cor marrom na ponta do pelo. Pelo padrão da raça, as listras devem apresentar um constraste acentuado em relação à cor de fundo.


A raça não apresenta sub-pelo, sendo assim, é mais sensível a baixas temperaturas.


Os olhos são grandes, em formato amendoado, com os cantos externos ligeiramente mais altos. Podem ser verdes, amarelos ou marrons.





Saúde e Predisposição a Doenças

Trata-se de uma raça naturalmente saudável, sem nenhum problema de saúde conhecido.


Uma peculiaridade da raça é que o filhote demora cerca de três anos para alcançar a maturidade.



Cuidados

É um gato de manutenção fácil, basta uma escovação semanal, além dos cuidados de rotina, como corte de unhas e limpeza de ouvidos, além dos cuidados básicos com a saúde, como a vermifugação regular e vacinações periódicas.


Temperamento/Comportamento

O Chinese Li Hua é um gato amigável e fácil de ser manipulado, bastante inteligente, leal ao dono e independente. Adora brincar, convive bem com crianças e tolera bem a presença de cães e outros gatos.


Eu escolhi falar desta raça, mais como curiosidade, por ser ainda muito rara, mesmo nos EUA, que é o “país dos gatos”, há pouquíssimos exemplares, o que significa que demorará muito até chegarem ao Brasil, não encontrei nenhum gatil que já esteja criando a raça.


Pra ser absolutamente sincera, olhando as fotos de exemplares, não consegui encontrar muitas diferenças entre o Chinese Li Hua e os gatos tigrados SRDs que vemos com frequência por aqui. Portanto, se você gostou da raça e gostaria de ter um tigradinho desses, a sugestão que dou é que dê uma espiada no site da Adote um Gatinho. Lá tem vários gatinhos tigrados, que não ficam a dever nada para os chinesinhos e que ainda vai te amar para sempre, por você ter-lhe dado um lar!



Um abraço,

Heloisa.
twitter: @all_breeds



16 comentarios:

Anônimo disse...

Heloisa, concordo com vc! Pra mim isso é um gatinho tigrado SRD perfeito! Minha mãe tem uma igualzinha aos da foto!! haha!

Bjs

Zanarde disse...

Pensei que era um sdr....são lindos mesmo...obrigada por ver essas raças para agente...

Bea disse...

Essa raca eu nao conhecia - com esse nome pelo menos, pra mim sao uns bons e velhos tabbies com sobrenome bonito :)

disse...

Essa raça eu já conhecia, tenho um igualzinho lá em casa...heheh brincadeirinha, tenho uma SRd tigrinho que se passaria tranquila por esse chineisinho...
Heloisa parabéns pela coluna.

João Víctor disse...

Que estranho o padrão de cores ser tão rígido, incomum para qualquer raça reconhecida. E isso daí não é um gato de raça, é um SRD.

faby disse...

Minha vizinha tem um gato de raça e nem sabia hehehe. Para mim isso é um gatinho srd.

Cristina Altheia Bortoli disse...

Ahhhh, não é que fui adotada por uma genuína Chinese Li Hua? Realmente não sei porque importa tanto o "status" de animal de raça, quando todos são maravilhosos!!!

Isabella disse...

Haha, então eu sou dona de três Chinese Li Hua!
A coincidência é que ali nos posts relacionados se encontram todas as "raças" dos meus gatos... Tipo, tenho um Snowshoe e uma Bombay! kkk
Brincadeira, são todos SRDs lindos de morrer :)

Anônimo disse...

eeu ganhei uma gatinhaa
ee ela tem os pelos tigradiinhos como vc faalo .
maais tipo os pelos dela e meio claros , porque ela e filhote ainda ne ?
e os olhos azuuis ... me ad no msn
paara mim tirar duvidas com vc
por favoor !
Geeeeo.sz@hotmail.com

Felipe disse...

Como faço pra comprar um gato Li hao ?

me responda em : vania2012@hotmail.com

Xandinha disse...

Acabei de descobrir que tive uma gata Li Hua! Tive vários gatos tigrados, mas essa gata era realmente muito diferente dos outros. O pelo é compridinho e bem macio. Olhos muito verdes e grandes. O corpo também era maior que o das outras gatas. A gente sempre pensou que ela era muito parecida com gatos do mato, descobrimos agora que, na verdade, ela era de raça mesmo!

Anônimo disse...

Pois eu estou com uma Chinese dentro de casa. A Matilde é enorme, gordinha, e tem todas as características físicas postadas aqui. Já cheguei a pensar que ela tivesse parentesco com gatos selvagens. Ela tem apenas 3 meses e é uma jamanta! Rsrs.
Muito linda minha filha. É adotada, mas é de raça!

Anônimo disse...

Meu deus que legal ... Achava que era um srd tenho uma que esta no cio bom saber disso será que ela entende chinês kkkkkkk

Anônimo disse...

Eu tenho um desses! é muito carinhoso!

Unknown disse...

Eu tenho um Dragon Li, ela é mt amavel e convive mt bem com crianças pequenas

Anônimo disse...

Tenho um . Meu vizinho chines trouxe da China .

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...