17 de jun. de 2011

ThunderCats - Gato Geek


Quando comecei a pensar num assunto pro meu debute aqui no Tudo Gato, fiquei refletindo sobre o aumento no interesse pelos felinos que até pouco tempo eram, quase que de modo geral, vítimas de um preconceito bobo e taxados de “folgados” ou “aproveitadores”. Felizmente, esse status aos poucos vem perdendo força e com isso os gatos vão ganhando mais destaque e espaço.

Foi então que imaginei: como seria se o mundo fosse dominado por esses gatos? E fui além: e se existisse um mundo onde os felídeos tivessem a supremacia? Opa, mas esse mundo já existe! Bem, pelo menos na ficção.
Quem nunca ouviu falar nos Thundercats? Tenho 25 anos e a minha geração se divertiu muito com a história de Lion e seus companheiros sobreviventes da destruição de Thundera, seu planeta natal.

Foi em 1985 que a animação foi ao ar pela primeira vez, chegando ao Brasil no ano seguinte e, entre idas e vindas, e também mudanças de emissora, foi exibido por quase duas décadas.

Sendo obrigados a abandonar o planeta de origem atacado por mutantes, os Thundercats fogem para o chamado Terceiro Mundo a fim de recomeçar suas vidas. Na “nova casa” eles constroem a Toca dos Gatos; uma fortaleza que passaria a ser o seu lar e também a proteção da fonte do poder dos Thundercats: O Olho de Thundera, contida na empunhadura da Espada Justiceira pertencente ao líder Lion. Inclusive é o uso dessa espada e o grito característico para invocar seus poderes que gerou grande parte das brincadeiras e piadas da época com um “ôôôôôô” longo e incisivo.

O enredo da série misturava ficção científica e fantasia e trazia a velha disputa maniteísta com um grande vilão, Mum-Ra e seus aliados, que tentavam a todo custo tomar pra si a poderosa espada e eliminar os Thundercats.

Vale destacar os personagens principais que carregavam consigo as características sugeridas por seus nomes.
- Lion, o leão, era o líder nato que apesar de jovem tinha muita maturidade.
- Tygra era como um tigre. Sempre calmo, era o cientista do bando, além de ser muito habilidoso e versátil. Uma única falha podia ser notada em seu personagem. Ele não sabia nadar, ao contrário dos tigres em geral que são ótimos na água.
- Panthro representava uma Pantera Negra e, assim como a raça que imitava, possuía muita força física e inteligência.
- Sheetara, a fêmea do grupo, era da linhagem das cheetas e por isso era extremamente ágil e veloz.
- Snarf era responsável pelo momento de descontração. Muito descontraído e simpático era como um gato doméstico seguindo uma linha meio “Garfield” de ser.

Se vocês chegaram até aqui devem estar pensando “okey, mas por que esse cara está falando de Thundercats em pleno século XXI?”. A resposta é bem simples: ainda hoje os gatos de Thundera continuam em alta.

No ano de 2007 a Warner anunciou a produção de um longa-metragem contando a história de como Lion se tornou o líder dos Thundercats e a notícia serviu pra povoar a rede com uma infinidade de sites, blogs e afins mostrando desde listas falsas de elenco até vídeos de supostos trailers. Um desses vídeos criados por um fã chamou muita atenção e ficou famoso pela qualidade com que foi elaborado usando imagens de vários outros filmes e as editando com computação gráfica fazendo que atores como Brad Pitt e Hugh Jackman se tornassem os protagonistas. Você pode ver esse trailer aqui :


No momento a produção está paralisada por tempo indeterminado e os cabeças da Warner estão “avaliando” o mercado pra ver qual o melhor momento pra lançar o filme, que não será mais em live action e sim contará com a mesma técnica empregada em Avatar e mais recentemente em Tintim com a captura de movimento dos atores.


Mas enquanto o filme não sai, uma outra estreia é bastante aguardada pelos fãs dos gatos. Um remake da série animada começará a ser exibida em Julho nos EUA pelo canal Cartoon Network com uma releitura dos personagens deixando-os com um visual mais moderno e mais voltado pro estilo dos animes japoneses. Um trailer foi divulgado durante uma convenção anual que reúne apreciadores de animações e quadrinhos, a WonderCon e, ao que tudo indica, mesmo diferentes “no traço”, os Thundercats continuarão encantando e quem sabe possam conquistar uma nova geração.

Trailer:


Abraços!
Alison
twitter: @menino_magro



8 comentarios:

Li disse...

"Cortando o céu escuro de um mundo perdido, Lion e seus amigos numa nave estelar. Cheetara, Tiger, Panthro, o olho de Thundera, avisa do perigo que já vai chegar."

É, tenho vinte e oito anos e te compreendo. hahaha

Zanarde disse...

Oi, seja bem vindo com essa coluna.
Êh interessante lembrar desse desenho. Tenho 22 e lembro bem deles,porém assistia mIs outros desenhos.
Acho que o mundo ia ser bom se fosse dominado por gatos, mas teriam sés problemas...imagina como seria a realidade deles se dormem tanto.
Eu já tinha pensado nisso, e um personagem q uma amiga criou, eu estava criando uma história em que em um planeta dominado por gatos. Uma agente vem ver o nosso planeta par ver se êh necessário dominar a Terra.
Vou ficar esperando qual vai ser o seu próximo tema...assim como tudo nesse site eu amei....parabéns...

Anônimo disse...

Adorei a estréia, Alison! Seja bem-vindo!

Eu amaaaaaaava os Thundercats!!!! Não perdia um episodio!! rs

[ Alison do Vale ] disse...

Fico feliz de verdade que tenham gostado.

Li: dizem que "recordar é viver" e a TV nos anos 80/90 era uma companhia constante da garotada e o carinho pelos personagens fica pra sempre hehehe.

Zanarde: hahaha eles passariam grande parte do tempo tomando banho e dormindo. seria um planeta pacífico. XD
Com o tempo vou a gente vai vendo o que pode entrar na coluna. Sugestões são sempre bem-vindas. Abs

Laura: Valeu mesmo. Espero que continue acompanhando. =D

J disse...

Parabéns ao TG pela nova coluna e ao colunista pela excelente ideia pro debute!!!
Eu sempre achei Thundercats meio sem sentido, uma mistura de LSD com catnip (se bem que todo desenho dos anos 80 era assim). Quem sabe o filme e a nova série com jeitão de anime não conseguem torná-lo mais interessante pro público atual?
Thundercats, ÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ!!!!!!!!
http://jabberwockscave.blogspot.com/

Bea disse...

Otima coluna, esse assunto vai render muitas outras interessantissimas! Porem tenho de confessar... odiava Thundercats e mais ainda o Snarf, o coisinha irritante rs! Mas deve ser porque eu gostava (e ainda gosto) mais de desenhos mais "bobinhos" tipo Pica Pau e Bob Esponja (entreguei a idade mental :D ) Bem vindo!

Renato Sosa disse...

Muito maneiro, muito maneiro!

Edna Nogueira disse...

Thundercats é tudo o que há!! Estou adorando acompanhar novamente!!

http://notascompartilhadas.com/

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...