9 de jun. de 2009

Gatos são inteligentes?

No corpo do gato/Curiosidade

O cérebro do gato desempenha MUITAS funções (clique na imagem para ampliar) mas a impressão que temos, principalmente a quem não tem uma convivência com gatos, é de que esses felinos não têm capacidade de aprender.

Diferente dos cães, eles não obedecem tanto nossas ordens e parecem até nem se importar muito com isso.
A verdade é que para os gatos nossos elogios, códigos e comandos não têm muito valor ou sentido, mas certamente a inteligência está lá.

Um exemplo prático é quando vamos colocá-los na caixa de transporte para ir ao veterinário. Eles relutam muito, mas entrar novamente para voltar pra casa é outra história! "Vai que é uma beleza"! Nisso notamos como eles sabem o que é melhor.


Outro exemplo é ao brincar com uma bolinha, a maioria dos cachorros (notem que não estou generalizando! rsrs...) deixa a bolinha rolar por de trás de um móvel e fica concentrado no local em que a bolinha entrou. Os gatos já têm a consciência de que se a bolinha entrou por um lado sairá por outro, ou seja, ele dará a volta para pegar o brinquedo na outra extremidade.

Obs.: São inteligências diferentes, os cachorros fazem coisas que gatos não fazem também.

Os gatos aprendem tanto quanto os cães, mas
não simplesmente pelo prazer de te servir, existe uma questão de "toma lá dá cá", ou seja: "Eu até faço o que está pedindo, mas quero uma recompensa".

Se usarmos sempre um estímulo de um petisco as chances de "obedecerem" a um comando são bem maiores.


Eles também demonstram inteligência simplesmente por entenderem o que queremos e não fazerem questão nenhuma de nos dar ouvidos. Eles DECIDEM o que é melhor pra eles.

Os gatos domésticos nascem, assim como os selvagens, com extintos de caça, marcação de território, etc. Mas "interferimos" nesses comportamentos ao darmos a
eles todas as mordomias. Não me interpretem errado! É muito melhor que eles fiquem em casa do que soltos! A expectativa de vida do bichano é muito maior no ambiente doméstico, é apenas um comparativo de instinto de sobrevivência.

No
habitat natural, o gato aprende nas primeiras semanas de vida a desconfiar do homem e outros animais, considerando que ele é muito pequeno e indefeso.

Obrigado pela participação de todos!


Grande abraço!

Lauesg

Fonte (fração do texto e imagem do cérebro): FOGLE, Bruce - "Manual Completo - Gatos"



18 comentarios:

Angelique disse...

É a mais pura verdade! Às vezes acho que estou ficando louca, mas a Nina vive me surpreendendo com a rapidez de raciocínio que ela tem.Ela me observa mais do que eu a ela...rs... Ah, são tantas as histórias que ainda vou escrever um livro...rs...

Cristi@ne disse...

Gostei mto do novo post...posso add no meu blog?
Essa de jogar a bolinha ou algo peq de um lado e o gato ir ao outro lado pra ver sair...é pura verdade, pois brinco mto com Xêro assim...o chato é qdo caiu em algum lugar que ele não consegue pegar...fica mto aflito...rsrs
bjinhos...

Lauesg disse...

Angelique, Isso! Escreve um livro! rsrs... Mais histórias legais de gato nas prateleiras! :^)

Cris Augusto, Claro que pode add lá! Só peço o favorzinho de colocar um link pra Tudo Gato no final da matéria! Obrigado pela participação!

Abraços!
Lauesg

Mary Miranda disse...

Oi,Lauesg!
Eu já tinha visto sobre isso em algum lugar!
Os gatos são muito inteligentes; só não gostam de ser "capachos" dos humanos! rsrsrs
Adoro tê-los por perto!
Parece q são humanos o bastante p/ serem orgulhosos e carinhosos ao mesmo tempo!
Um abraço,
Mary.

Milene disse...

Adoro a companhia dos gatos!! Fico calma, sinto que o ritmo da minha respiração muda completamente em poucos minutos. E a maneira como olham para a gente... parecem ler nossa alma.

Michelle disse...

Adorei este post, é a mais pura verdade!!!
Abraço!

fofinha disse...

Olá concordo com tudo. meu gato se chama zig e é um gato muito abusado! só dorme com a gente na cama,só come a ração que ele quer (se comprar uma diferente ele rejeita),todo dia de manhã minha mãe acorda e ele acorda junto e não sai de perto dela até ela colocar a ração e exije que coloque toda hora! pode até ter na vasilha ,mas enquanto não colocarmos pelo menos vum pouco p/ ele ele não ,para de pertubar.e além do mais vai pra rua e quando volta bate na porta até a gente abrir !!!

Unknown disse...

Euu amei tudo oque foi falado,por que eu tenho um gato e não sabia nada disso! hehe ;*

Anônimo disse...

Euu amei tudo oque foi falado,por que eu tenho um gato .

helena disse...

Olá! Eu ja acho que os gatos são mais inteligentes que os cães! Só pelo fato de terem higiene, ja é um grande sinal de inteligencia! Minha gatinha aprendeu a buscar a bolinha e trazer de volta sem eu nunca ter ensinado isso! O meu gato, uma vez, me mostrou onde estava um ratinho dele, que eu estava procurando! Ele me viu feito doida procurando e eu dizia pra ele: "cade o ratinho que te dei?" Aí ele pos a patinha perto da casinha de papelão e miou olhando pra mim. Eu fui ver e o ratinho estava dentro da casinha! São muito inteligentes! Eu os amo muito!

fatima falcao disse...

eu achei minha gatinha na rua, ela estava magrinha, agora ela esta linda e enorme o nome dela e mel.

ivanci disse...

adorei le sobre gatos,pois tenho duas q são minha paixão,são mãe e filha,pois minha primeira gatinha foi eu q achei ainda pequena em cima de uma árvore,ela tem 5 anos,em dezembro de 2009 ela deu cria a 7 gatinhos mas só sobreviveu uma e fiquei criando ela,aí coloquei seu nome de vida pelo acontecido.o nome da mãe dela é serena.ah! ela está grávida novamente.ufa!

Joseane disse...

Eita a amiga começou a falar a história da minha gatinha que por acaso também se chama mel e tb foi achada na rua magrinha e hj está linda, peguei ela em baixo de uma ponte próximo ao rio aqui da cidade. Cada dia ela me surpreende com tanta inteligência, a pouco tempo me casei, mas minha mãe n deixou eu trazê-la comigo e elas são mt apegadas. Eu a amo mt que agora tá linda e mt charmosa.

Anônimo disse...

LAUSG AMEI ESSSA MATERIA EU SOU A LULU1313 OU LULU13 O CEREBRO DOS GATOS E MAIS AVANSADOS DO QUE OS DO S CACHORRO S E TENHO TRES OBS
1 OBS SEUS DESENHOS SAO LINDOS EU TAMBEM GOSTO DE PINTAR EM TELA SERA QUE VC GOSTA EXPERIMENTE
2 OBS MEU PC NAO TEM SESIDILIA NAM ASENTOS POR ISSO ESCREVO AVANSADO .
3 OS GATOS CONCERTESA SAO MAIS ERSPERTOS DO QUE OS GATOS EU TENHO 2 CACHORROS E VOU GANHAR UM GATO .
TCHAU LAUSG ME RESPONDA LULU1313

Anônimo disse...

meu gato e super inteligente,quando quer comida mia toda hora mesmo e se ignorarmos ele dá umas mordidinhas com os dentes dianteiros na perda da gente!
amo muito ele!!

Renan disse...

Eu acho que ambos gatos e cachorros tem +/- o mesmo nível de inteligência. Mas em alguns pontos os gatos são mais e outros os cachorros são mais. Mas acho que os gatos são tão capacitados quanto/ou mais do que os cachorros. Muitos dizem que os cachorros são mais espertos porque eles podem ser ensinados etc, mas acho que isso não tem nada haver. Porque o gato é um animal sozinho, não quer receber ordens - e isso vem de seus ancestrais (tigres, leões etc). Como dito à cima, só o fato de o gato ser higiênico mostra o quão inteligente eles são. O meu exemplo é, quando a gata da minha namorada toca o rato pra baixo da geladeira, ela vem miando, e eu pergunto "Cadê o rato" daí ela mia e vai pra baixo da geladeira com a pata tentando pegar algo. São diversas coisas e exemplos.

Anônimo disse...

Tenho 3 gatos com,9,10 e 11 anos,eles são tudo isso e muito mais!

Anônimo disse...

Bom eu tenho minha gata Pythi eu pergunto as coisas q ela quer e ela me mostra e mia e tudo tem uma palavra q ela sabe quando ela tem q sair de algum lugar tipo...subir na mesa e etc...é xita ai ela sai mais sai miando né bem braba a Pythi me supriende a cada dia

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...