Mitos e Verdades/Curiosidades/No corpo do Gato

Como prometido... segue a continuação da matéria sobre alergia "a gatos".

Dicas para quem é alérgico, mas não se desfaz do gato de jeito algum!

Se a pessoa só descobriu o problema após ter levado o gato para casa, mas não quiser se dispor dele, há algumas dicas que podem ajudá-la a tornar essa convivência mais saudável.

- Como a causa da alergia é a saliva depositada no pêlo do gato cada vez que ele se lambe, é aconselhável consultar o vet que cuida do gato e perguntar se há algum problema em dar banhos semanais no bichano. Se o vet disser que isso é possível,este é o primeiro passo para controlar o problema.
- Escovar o gato diariamente!Passar lenços úmidos,próprios para gatos,no pêlo,antes de escová-lo,também ajuda bastante!
Após escová-lo,lave a escova utilizada com água e sabão e deixe-a secar.

O lenço umedecido é desse tipo:

http://www.virtualpet.com.br/loja/produtos_descricao.asp?codigo_produto=1015&codigo_categoria=114&nome_categoria=Len%C3%A7os%20Umidecidos&p=26&s=114

Eu citei esse, mas existem várias outras marcas e são encontrados facilmente na maioria das pet shops. É só prestar atenção se os lenços são específicos para gatos.

- Colocar a caminha do gato num local tranquilo, mas fora do quarto! Evitar que ele tenha acesso ao quarto onde o alérgico dorme.

- Evitar que o gato tenha acesso a áreas externas da casa. Quando ele dá um passeio em áreas externas, ele nunca volta “sozinho”, mas traz consigo mais alérgenos do ar, como pólen, poeira, germes de mofo, etc.

- Durante a limpeza da casa, evite espanadores e panos secos! Utilize panos úmidos e passe aspirador diariamente. Não se esqueça de limpar rodapés!

- Evite o uso de tapetes e cortinas em casa, eles não são recomendados, mas na impossibilidade de não tê-los, devem ser laváveis, e lavados semanalmente ou a cada 15 (quinze) dias. Os cobertores devem ser de tecido sintético, anti-alérgicos, laváveis ou, em último caso, revestidos com tecidos com as característica citadas. Edredons são mais aconselháveis.

- Na hora de comprar a caminha do bichano escolha uma que seja feita de material emborrachado e lave-a uma vez por semana.

Há algumas caminhas muito legais, feitas em material emborrachado, sendo que a almofada da parte central, que é justamente onde o gato dorme, tem um revestimento em tecido, que também pode (E DEVE!!!) ser lavado! Ao comprar, verifique se é um tecido de secagem rápida. Não compre nada de pelúcia ou de tecido mais pesado. Além de demorarem mais para secar, costumam reter poeira!

- Mantenha os cômodos da casa iluminados, arejados, mas sem correntes de ar. Evite, o máximo que puder, o uso de condicionadores de ar!

- Forre os sofás e poltronas com um tecido impermeável e lave esses forros com frequência. Minha sugestão é que faça forros com um tecido chamado AQUABLOCK, que além de não reter poeira, ainda é resistente a arranhões de gatos! O aquablock é esse:

http://www.karsten.com.br/2007/hp_ptb/colecao_decoracao.php?colecao=5

- Cerca de 80% das alergias respiratórias são causadas por ácaros! Faça esse controle em sua casa! A dica acima serve para controlar esses ácaros, mas ainda há opções de produtos para serem usados no ambiente, como o spray Funbac.

-O uso de desumidificadores de ar, também é aconselhável.
Algun modelos:

http://preco2.buscape.com.br/desumidificador.html

Há várias marcas e modelos, com preços bem variados.

Se você tem bebê em casa que começou a apresentar sinais de alergia, ou se ainda não tem mas quer prevenir tudo isso, algumas medidas podem ajudar.

- Esqueça tapetes, escolha um piso lavável para o quarto do bebê, algo que não retenha poeira. A mesma coisa em relação às cortinas, evite-as. Dê preferência a panos que possam ser lavados facilmente e frequentemente. Dê preferência a tudo que não retenha poeira e possa ser limpo diariamente com facilidade.

- Tudo bem que bichinhos de pelúcia são lindinhos, mas também são “criadouros de ácaros”! Não farão falta a seu filho, com toda certeza! Acho ridículo alguém se livrar de um gato por causa da alergia do filho mas manter os bichos de pelúcia! Se eu não ficasse tão brava com isso, daria risada na cara do sujeito que comete uma besteira dessas! Bichos de pelúcia são sujos, SIM! Por mais que pareçam limpos!

*Homeopatia nas alergias - Uma opção de tratamento
(Palavra de especialista)

A palavra alergia vem do grego “alergein” que significa “agir diferente”. A alergia é um fenômeno de hipersensibilidade do organismo a determinado elemento que o sistema imunológico recebe como estranho e lança na corrente sanguínea diversos componentes químicos que fazem parte do grande sistema de defesa. Denomina-se antígeno qualquer substância capaz de provocar reação alérgica ou auto-imune, por ser estranha ao organismo afetado – anticorpos são os diversos componentes produzidos pelo sistema de defesa visando a negativação da presença da substância estranha, ou seja, o antígeno. Em razão desses dois elementos produz-se a reação antígeno/anticorpo, responsável pelos estados alérgicos – qualquer substância estranha ao organismo pode ser capaz de provocar a reação alérgica, com manifestações químicas na pele (eczema, urticária) ou respiratório (rinites, asma), nas pessoas suscetíveis ou seja, com o terreno alérgico.

As causas são as mais variadas: alimentares, verminosas, fungos, pólen, frio, calor, picadas de insetos, medicamentos, etc. Cada pessoa tem a sua causa desencadeante.

O fator genético tem grande importância, favorecendo os fenômenos alérgicos numa mesma família, a idade também influencia, pois até os 12 anos se completa a maturidade do sistema de defesa e na idade senil, há uma grande diminuição das defesas. Os mecanismos de imunidade orgânica são complexos e atualmente melhor estudados pela imunobiologia, pela genética molecular e também pelo homeopata, que enfatiza a questão do “terreno” do ser humano.

Em relação as alergias a posição da homeopatia é bastante clara e efetiva no tratamento preventivo e curativo de “terreno”, equilibrando a pessoa, reforçando seu substrato imunológico e auxiliando o organismo a obter maior resistência natural aos agentes agressores.

A abordagem homeopática ao tratamento das alergias é novamente baseada no conceito de que os sintomas são o esforço do corpo para corrigir um desequilíbrio do sistema. Em vez de controlar ou suprimir os sintomas, o tratamento homeopático utiliza micro doses de uma substância individualmente escolhida, com capacidade de provocar sintomas semelhantes aqueles apresentados pela pessoa alérgica. Existem medicamentos homeopáticos utilizados para os ataques agudos da alergia e outros para o estado subjacente da doença crônica, o medicamento agudo pode ser eficaz na diminuição dos sintomas alérgicos, mas geralmente não previne o aparecimento desses sintomas no futuro. Já o medicamento para o estado crônico é capaz de reduzir a frequência ou a intensidade do quadro alérgico e pode curar o indivíduo. É necessário um bom acompanhamento pelo médico homeopata, pois a cura não é imediata, podem ocorrer crises que necessitarão de assistência profissional, mas os resultados são muito satisfatórios e certamente o tratamento homeopático melhora o nível geral de saúde do indivíduo.

*Elizabeth Bley, médica homeopata em São Paulo
Fonte: www.vidaintegral.com.br

Espero que essas informações tenham ajudado a quem precisa!
Grande abraço!
Lauesg



29 comentarios:

Tamara Allgäuer de Melo. disse...

Lauesg, bom dia!!!
Ótimas informações, obrigada!!
Tudo bem com você, né?!
Comigo tudo ótimo!!
Sou representante da Meta Real, empresa de reabilitação alimentar e a fundadora Maria Eliza Zuccon, esteve aqui em Fortaleza na última semana de abril. Por isso me ausentei um pouquinho, mas foi excelente a presença dela aqui!!
As fotos do evento estão no meu outro blog, se quiser conferir: planetaemagrecimento.blogspot.com
Abraço.
Ah!! Seus desenhos... LINDOS!!!!!
Tamara - CAFÉ COM GATO.

Felina disse...

tenho uma amiga que mora nos USA e o marido dela é alérgico a gatos, e ela tem uma preta linda, ela dá banho td semana com um shampoo especial pra isso, pro animal de pessoas alérgicas, não sei se tem aqui, mas seria ótimo se tivesse, poderia resolver tantos casos de abandono.

Unknown disse...

Lauesg,boa noite! Gostaria que fizesse um explicativo sobre possiveis doenças próprias dos gatos e se tem alguma trasmissiveis para os humanos. Caso existe alguma, qual é a consequência? Abraços

Lauesg disse...

Tamara: Que legal! Vou dar uma fuçada lá!

Felina: Também não sei se existe, até porque nunca precisei correr atrás disso. Mas esse povo deveria pensar nisso e ir atrás de produtos assim ou buscar outras soluções antes de abandonar os bichinhos! Concordo contigo! Obrigado!

blg do mau: Olá! Obrigado pela visita! Vou atrás disso para postar algo do gênero para atender a esse pedido! :^)

Abraços!

Guiga disse...

Adorei o post! Super explicadinho! E todos os alérgicos podem seguir esses conselhos, mesmo os que não possuem nenhum bichinho em casa!

Mara Sop disse...

Olá, estou tomando a liberdade de reproduzir seus dois textos sobre alergias à gatos na minha comunidade VIP - Very Important Pet, no orkut [ http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics.aspx?cmm=70368741 ] com os devidos créditos e links pro seu blog. Espero que não se importe com isso. Acho seu blog muito bacana e sempre tem coisas super interessantes pros gatófilos. Grande Abraço

Lauesg disse...

Guiga, Todos podem usar mesmo Guiga! Para medidas de prevenção também! Obrigado! :^D

Mara Sop, Pode ficar livre! Obrigado pelos "créditos". Toda informação importande deve ser difundida! Valeu!

Abraços!

Daniela Beatriz disse...

Excelente ajuda! Estou doidinha pra adotar um gatinho, mas sou extremamente alérgica... acho que antes de adotar o bichano vou ter que mudar de apartamento, que pra piorar a situação é de carpete...

Abraços!

Anônimo disse...

Olá Felina. Aqui em caso estou pensando em adquirir um gato, pois gosto muito, mas minha filha e marido são alérgicos, vc não saberia me dizer o nome desse shampoo para gatos que sua amiga usa no USA e ajuda a prevenir um pouco a alergia?

Anônimo disse...

ola , boa noite meu nome é cris , é o seguinte , meu marido tem um gato de 7 meses , no principio eu ate gostava dele ,mas como sou alergica a muitas coisas , axo que tambem tenho alergia de gato. mas gostaria de saber como descobrir se tenho mesmo alergia a ele. pq exigi que meu marido desse o gato , mas estou com muita pena do meu marido , pq ele se apegou muito ao gato , é a unica diversao que temos em casa . gostaria que me ajudassem a descobrir alguns sintomas ou truques pra ver se sou ou nao alergica a gatos , obrigado , bjinhos.MEU EMAIL CRISTIANEGUEDES22@HOTMAIL.COM

Sofia Fonseca disse...

Oi
Adorei o blog.
Sou fã de gatos e não conheço ninguem com mais alergia que eu e faz 2 meses adotei 2 gatinhos.
Adoro eles, mas so para terem um ideia da situação, sao 4 da manha e estou pesquisando na net porque perdi o sono com tanta comichao no nariz, garganta e ouvido!
Vivo em africa num pais com poucos meios. Nada de toalhitas, camas emborrachadas, homeopatas :(
Fiquei um pouquinho desanimada :(
Mas aprendi que nao é o pelo dos gatos em si que me causa!
Algum remedio caseiro pode me ajudar a aliviar?
O que poderá substituir as toalhitas? Toalhitas de bebe?
Tenho uma caminha de gato, mas eles so querem minha cama, sofa.. O que faço para afeiçoa-los a uma cama para eles?

Obrigada

wilson celio disse...

Ao contrário do que se pensa, não são os pelos do gato do gato que causam alergia, mas uma proteína chamada Fel d1, existente na saliva dos felinos, que tem a função de manter seus pelos úmidos. Como essa proteína é bastante viscosa, fica grudada no pelos dos bichinhos, sofás e almofadas e, por ser muito pequena também fica em suspensão no ambiente. Os cientistas estimam que 30% das pessoas sejam alérgicas a essa proteína.

Anônimo disse...

Vacina contra alergia a gatos

A Suíça autorizou os testes em seres humanos de uma vacina contra a alergia a gatos GENEBRA (AFP) - A Suíça autorizou os testes em seres humanos de uma vacina contra a alergia a gatos, depois que o Instituto suíço de Pesquisas sobre Alergias e Asma (Siaf) anunciou resultados positivos de testes com ratos, informou Reto Crameri, diretor de pesquisas.

A vacina, desenvolvida durante quatro anos por sete cientistas do SIAF, se baseia em moléculas de proteínas cem vezes mais eficazes do que os extratos naturais utilizados atualmente nas terapias imunitárias.

Os testes com o homem, que começarã dentro de três ou quatro meses, serão realizados em colaboração com a Universidade de Zurique e o Instituto ImVision de Hanover, na Alemanha.

Ao contrário do que se pensa, não são os pelos do gato do gato que causam alergia, mas uma proteína chamada Fel d1, existente na saliva dos felinos, que tem a função de manter seus pelos úmidos. Como essa proteína é bastante viscosa, fica grudada no pelos dos bichinhos, sofás e almofadas e, por ser muito pequena também fica em suspensão no ambiente. Os cientistas estimam que 30% das pessoas sejam alérgicas a essa proteína. Fonte:http://miaaudote.blogspot.com/2008/01/vacina-contra-alergia-gatos.html

Marilia disse...

Maravilhosas suas dicas! Ameii

Anônimo disse...

BOA TARDE! TENHO UMA GATINHA DE 2 MESES, E SÓ AGORA DESCOBRI QUE SOU ALERGICO, A ALERGIA AFETA MEUS OLHOS E MEU NARIZ. NAO QUERO ME DESFAZER DELA, SEGUIREI AS DICAS. ABRAÇO A TODOS. VLEW...

Anônimo disse...

com tudo, prefiro eles longe.

Unknown disse...

Ou seja: viva em função do gato.

Anônimo disse...

kOi! boa noite!
meu namorado tem alergia ao meu novo gatinho, já tive outros dois gatinhos (ficaram na casa da minha mãe depois q me mudei para um apê) e ele não tinha alergia. Tenho dado banho nele com frequencia, mas agora veio o inverno, como faço para secá-lo?
obrigada

Anônimo disse...

Lambeijinhos para o Lauesg e Silesgalha! E aluane!

Olga Alves disse...

Tenho três gatos e depois de viver 5 anos com eles, desenvolvi uma alergia que me incomoda muito! Meus olhos incham, eu tusso, espirro, meu nariz escorre e coça...é um verdadeiro inferno e sempre acabo a noite com antialergicos... Como não quero me desfazer dos meus pimpolhos, achei demais as dicas desse site! Muito obrigada!

Anônimo disse...

Eu estou com o nariz irritado e espirro mit o naris tipo emtope sera q é alergia?é perigoso?

Unknown disse...

Bom dia, eu sempre fui apaixonada por gatos, mas estou com um problema, meu namorado diz que tem alergia a gatos, mas ele afirma que a alergia aparece na pele, alguém já ouviu falar disso ou provavelmente é uma desculpa pra eu nunca querer gatos em casa (caso a gente se case) ???

Anônimo disse...

alguém pode me dizer se alguém pode ter uma alergia a gato tão severa que chegue a provocar edema de glote? li isso num site de adoção mas acho que é papo da dona que agora não quer mais o gato, agradeço, qualquer informação a respeito, Guida

Unknown disse...

Gente,
Ganhei uma gatinha do meu noivo a um ano atras, depois de um tempo que ela estava maiorzinha, desenvolvi uma alergia aguda ... Cheguei a parar no hospital porque comecei a chiar e a tossir e não conseguia respirar... comecei a fazer um tratamento com vacinas semanais que vao durar 2 anos... decidi deixar a minha Cherry com uma amiga (prefiro dizer assim) ela está fora de casa desde domingo, hoje é quarta feira.. estou sofrendo muitooooo... sonho com ela todos os dias, meu coração ta muito apertado, não consigo viver sem ela, ja que desde quando a ganhei ela era minha unica companhia porque moro sozinha, acho que vou traze-la de volta e tentar seguir tudo que voces publicaram logo acima... talvez assim eu consiga ficar com ela... Acho que prefiro me medicar pro resto da vida... hehehehe... muito obrigada pela postagem, e desculpem o desabafo.. hehe.. beijos

Vovó do amor disse...

Olá ! Tive uma crise aguda respiratória bacteriana...com muita tosse, espirros e até febre. Tomei antibiótico forte, antinflamatorios, anialergicos, enfim.... Estou pesquisando a respeito do contagio dessa bactéria respiratória e gostaria de saber se caso poderia ser contagiada pelo gato das minha netas. Elas não moram comigo, mas toda semana estão aqui em casa. Os pelos nas roupas ou pelo fato delas carregarem a gatinha, sendo eu alérgica a gatos (possivelmente) podem ter me contagiado. Muito obrigada.

Vovó do amor disse...

Olá ! Tive uma crise aguda respiratória bacteriana...com muita tosse, espirros e até febre. Tomei antibiótico forte, antinflamatorios, anialergicos, enfim.... Estou pesquisando a respeito do contagio dessa bactéria respiratória e gostaria de saber se caso poderia ser contagiada pelo gato das minha netas. Elas não moram comigo, mas toda semana estão aqui em casa. Os pelos nas roupas ou pelo fato delas carregarem a gatinha, sendo eu alérgica a gatos (possivelmente) podem ter me contagiado. Muito obrigada.

Unknown disse...

Eu estou desesperada, tenho uma gata persa, linda ganhei do meu marido. Tenho duas criancas,um com 2 anos e outra com 7 anos todos os dois pegam impinge, e outras vezes coceiras, pagava pra banhar ela, e tomava remédio os meus filhos. Porém tive que desfazer da gata. Porém devidos os mal trato que ela vivia com a mulher ela deu a outrem e paguei pra ter ela de volta. Porém estou atenta e com medo.. Mas sinto que vai ter volta as alergias...por favor o que eu faço? Não quero desfazer de novo...obrigada.. Meu email.. arletesinhana@hotmail.com

Unknown disse...

Eu estou desesperada, tenho uma gata persa, linda ganhei do meu marido. Tenho duas criancas,um com 2 anos e outra com 7 anos todos os dois pegam impinge, e outras vezes coceiras, pagava pra banhar ela, e tomava remédio os meus filhos. Porém tive que desfazer da gata. Porém devidos os mal trato que ela vivia com a mulher ela deu a outrem e paguei pra ter ela de volta. Porém estou atenta e com medo.. Mas sinto que vai ter volta as alergias...por favor o que eu faço? Não quero desfazer de novo...obrigada.. Meu email.. arletesinhana@hotmail.com

Nina disse...

Sou super alérgica aos meus dois gatos! Desenvolvi uma tosse contínua e as vezes a noite tenho crises horríveis de falta de ar. Tenho que dormir sentada, pois não consigo respirar. Me consultei com um alergista e não há a mínima possibilidade deles saírem de perto de mim!!! Meu médico me perguntou se eles dormiam na minha cama e eu disse que não, pois eles dorme encima de mim rsrsrs.... Estou fazendo um tratamento com vacinas semanais que vai durar de 3 a 5 anos, porém continuo com eles e não vão a lugar nenhum!!!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...