16 de mar. de 2009

Tem que ter muita garra

No corpo do gato

Gato que é gato tem orgulho de suas garras! Para a infelicidade de muitos que têm gatos... Vários deles não perdoam um bom tecido de sofá, tapetes ou caixas de som (no meu caso). Mas nada que um bom e velho "NÃO" não possa resolver, pois assim como os cães, eles também podem ser educados, é claro que a persistência deve ser maior, as vezes com mais "manutenção", mas acaba funcionando cedo ou tarde.

Uma boa solução é cortar as unhas dos gatos a cada uma ou duas semanas (com muito cuidado de acordo com a orientação de seu veterinário). Dá para evitar arranhões ocasionais em nossa pele e talvez ajude a salvar algum móvel! rs

Por falar em garras, vamos ver como elas funcionam:

As unhas do gato crescem no último osso de cada dígito e são ligadas por tendões. Se consistem em "pele modificada". Uma cutícula de proteína dura (queratina) protege a pele interior (sabugo).

As garras dos gatos são revestidas por uma bainha quando estão se movimentando e seus ligamentos a protegem naturalmente quando estão em repouso.


O gato expõe suas garras contraindo músculos flexores digitais das pernas, ao esticar os tendões flexores que existem de baixo da pata.

A pesar de armas mortais para suas presas e danos irreparáveis para a mobília de muita gente, as garras dos gatos acabam passando desapercebidas para quem tem o amor caloroso de um bichano dentro de sua casa.

Abraços!


Fonte: FOGLE, Bruce - "Manual Completo - Gatos"



13 comentarios:

Lauesg disse...

Pessoal! Só pra lembrar que amanhã é o último dia para sugerir o nome do vaquinha personagem do blog! Depois abro a enquete com os 3 melhores!

Abraços!

Carol e Allan disse...

Olá Lauesg.

Queriamos aproveitar sua postagem sobre as garras dos gatos para salientar que cortar as unhas dos bichanos é uma coisa completamente diferente de extraí-las! A Onicectomia é uma prática cruel (e proibida) que mutila o gato e, infelizmente ainda é praticada por muitos veterinários sem ética profissional a pedido de donos que deveriam ser proibidos de ter gatos em casa.

Um abraço.

Lauesg disse...

Carol e Allan: Disso não tenham dúvida. Nada a ver uma coisa com outra. A onicectomia acaba por tirar a essência do gato. Seria o mesmo que cortar nossos dedos.
Afiando as unhas os gatos descarregam sua tensão e expressam de onde vieram. Nada mais cruel que extrair as unhas de um gato. É sinal de um desafeto sem fim, sinal de que o animal não é exatamente o gato.

Abraços e obrigado pela visita!!!

Tamara Allgäuer de Melo. disse...

Lauesg!!
Acho até charmoso meu sofá com franjas!!!
Amo esses bichos!!
Ah! As sugestões:
Moacir sugeriu: MIAUESG.
E eu: XIKÓ.
Calma...
kkkkkkkk
Beijos.
Tamara, Moacir, Sofá com Franjas e todas as GARRAS rsrsrs.

Tamara Allgäuer de Melo. disse...

AAAAAAAAAAAAAhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!
Que desenho lindo, cara!!!!!!!!!!!!
Você é uma artista, mesmo!!!!
Abraço com garras "em repouso" rsrsrs
Tamara.

Ana, Anjogatos disse...

Nunca tive coragem de cortar as unhas dos meus bichanos, acho mais fácil colocar capas nos sofás e quem sabe com paciência ensiná-los a não arranhar os móveis, até porque tem um toco de árvore no quintal que arrastei para eles,rs. Beijos

Nana disse...

Eu levo (as vezes) meus gatos ao Petshop para cortar as unhas... mas não é por conta dos móveis não, isso nem ligo. É pq eles gostam de brincar com minha filha e ela fica "toda" arranhada.
Bjs e bom começo de semana!!

Patricia disse...

Oie!
Eu corto sempre as unhas dos meus, mas eles adoram arranhar caixas de papelão, a beirada da cama e os colchões de casa. Não tenho um lençol que não esteja furado! rsrsrs
Bjus,
Patrícia Massuia

Lauesg disse...

Tamara: Valeu Tamara! Nomes sugeridos anotados! Estou calmo! Estou calmo!!! rsrs... Mais uma vez obrigado!

Ana: Não tenho muita paciência pra encapar sofá não! Acho o meu bonito sem capa! rsrsrs... Prefico cortar as unhas mesmo! rsrs.

Nana: Pior é que acaba arranhando mesmo. Minha esposa está grávida, logo os cortes de unha terão que ser mais frequentes! Muito obrigado pela visita! :^D

Felina Família: Os meus são meio contidos. A fêmea gosta do arranhador, o macho não liga muito de arranhar as coisas não, mas ele ADORA MASTIGAR TOALHA DE MESA!!! hahaha...

Abraços a todos!

Teodoro disse...

Eu acabei estragando o sofá da mami...

Anônimo disse...

Eu não deixo a mamãe cortar minhas unhas. Eu brigo mesmo. ehehehe. e ela já mandou reformar o sofá... Eu sou ou não sou uma gatinha sapeca?

Tânia (Marienkäfer Laden) disse...

Adorei o desenho, sou fã deles... :)

Klarinha Miau disse...

Mto bom Laurence! Amei mesmo e como a Clara e o Allan falaram, eu nunca extrairia as unhas da minha gatinha! Mesmo para cortá-las ainda dá pena.....Mas ela acaba machucando os moradores com elar....rsrsrsrs

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...