Mitos e verdades

Esse texto abaixo foi traduzido e editado por uma grande amiga, que também é fascinada por gatos e felinos em geral.
Aproveitando a oportunidade do dia de hoje (6ª feira 13), comecei a procurar, sem muito sucesso, matérias que dissessem como surgiu essa crença de que gatos pretos que cruzassem nosso caminho dão azar.
Contei para essa amiga que estava com dificuldade em encontrar algo assim e ela me ajudou com essa síntese bem esclarecedora.
Aproveitem!

Todos os gatos, incluindo os pretos, eram tidos em grande estima pelos antigos egípcios. Eles eram protegidos por lei contra ferimentos ou morte. A idolatria ao gato era tão forte, que a morte de um gato significava luto para toda a família e tanto os ricos quanto os pobres embalsamavam seus gatos de forma elegante, enrolando-os em linho fino e colocando-os em sarcófagos feitos de materiais preciosos como bronze e mesmo a madeira,que era escassa no Egito. Cemitérios inteiros de gatos, onde gatos pretos eram muito comuns, foram desenterrados por arqueólogos.

O pavor de gatos, principalmente os pretos, surgiu na Europa na Idade Média, especialmente na Inglaterra. A independência característica dos gatos, além de sua obstinação e seu ar misterioso, juntamente com a repentina super população felina em cidades maiores, contribuíram para que os gatos caíssem em desgraça.Gatos sem donos eram alimentados por mulheres pobres e solitárias, que viviam nas ruas e quando a histeria em relação a bruxas atingiu a Europa, muitas dessas mulheres foram acusadas de praticar magia negra e seus companheiros felinos, especialmente os pretos foram declarados culpados de bruxaria por associação.

Um conto popular do folclore britânico ilustra bem o pensamento acerca dos gatos pretos naquela época. Em Linconlnshire, por volta do ano 1560, numa noite sem luar, um pai e seu filho se assustaram quando uma pequena criatura cruzou rapidamente seu caminho e entrou numa gruta. Tirando as pedras da entrada da gruta, eles viram um gato preto ferido sair rapidamente do lugar e dirigir-se mancando à casa de uma mulher, que na cidade era suspeita de ser uma bruxa. No dia seguinte, eles encontraram uma mulher na estrada. Seu rosto tinha hematomas, seu braço estava enfaixado e ela mancava. Daquele dia em diante, em Lincolnshire, todos os gatos pretos eram suspeitos de serem bruxas em seus disfarces noturnos.

A lenda persistiu. A idéia de bruxas se transformando em gatos pretos a fim de espreitarem as estradas sem serem vistas, se tornou a crença central na América, durante as caçadas às feiticeiras de Salem.

Dessa forma, um animal que antes tinha o respeito das pessoas passou a ser temido e desprezado.

Se você vive no Reino Unido ou no Japão, um gato preto cruzando seu caminho certamente o fará sorrir, pois nesses lugares isso significa que a boa sorte está vindo ao seu encontro!



Abraços e um ótimo final de semana!



9 comentarios:

Unknown disse...

Tem tanto material disponível sobre esse assunto,que é uma pena não poder postar tudo,porque é um assunto bem interessante.
Mas esse texto já dá idéia do principal!
Eu ADORO gatos pretos e não tenho duvida de que a ignorância traz azar,gatos pretos não!
Abraços!

Anônimo disse...

que blog legal. miaaauu...

Anônimo disse...

eu adoro gatos

Anônimo disse...

Miau miau muito legal este blog!!!!!!!!!
bjos!!!

Anônimo disse...

Essa lenda é tão rídicula.
Mais uma coisa estúpida do ser humano contra aos animais! A única diferença entre gatos pretos e os de pelagem com outra cor são pelos.
Gatos são bichos maravilhosos! Eu os amo, e já tive vários. Agora estou esperando o gatinho que irei adotar ser castrado pela ONG, e cuidarei muito bem dele.
E fiz questão de pegar um gatinho preto.

Marilia disse...

Já tive uma outra gata preta, a Camila, que viveu comigo 14 anos e infelizmente, aos 13 anos, teve tumor de mama. No momento tenho um casal de gatos pretos, o George de 5 anos e a Kalima de 8 anos. Eu amo de paixão essas criaturinhas e concordo inteiramente com a Heloísa quando diz que a ignorãncia é que traz azar! Gatos pretos trazem sorte! :)

Abraços!

Marilia disse...

Já tive uma outra gata preta, a Camila, que viveu comigo 14 anos e infelizmente, aos 13 anos, teve tumor de mama. No momento tenho um casal de gatos pretos, o George de 5 anos e a Kalima de 8 anos. Eu amo de paixão essas criaturinhas e concordo inteiramente com a Heloísa quando diz que a ignorância é que traz azar! Gatos pretos trazem sorte! :)

Abraços!

Marilia disse...

Marilia disse...
Já tive uma outra gata preta, a Camila, que viveu comigo 14 anos e infelizmente, aos 13 anos, teve tumor de mama. No momento tenho um casal de gatos pretos, o George de 5 anos e a Kalima de 8 anos. Eu amo de paixão essas criaturinhas e concordo inteiramente com a Heloísa quando diz que a ignorância é que traz azar! Gatos pretos trazem sorte! :)

Abraços!

Lady Priscila disse...

Eu já tive um belíssimo gato preto, chamado, Sir Guilherme, o mais interessante, é que em São Paulo, no condomínio em que eu morava, tinha uma vizinha, que morria de "medo" de mim, eu era conhecida, como a bruxa do 11º andar do gato preto. Eu me divertí muito com o medo e a ignorância da mesma!
abraços fraternais.. Meowwww
Bruxa do "destino" (a do gato pret)
he he he he

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...